quarta-feira, dezembro 12, 2012

Cristão: cidadão do reino dos céus

   Reposta ao texto de Leonardo Boff:

Nosso desafio não é o de criar cristãos, mas de criar pessoas honestas, humanas, solidárias, compassivas, respeitosas da natureza dos outros. Se conseguirmos isso é o sonho de Jesus realizado”.

        As palavras precisam ser redimidas de seus preconceitos, não é difícil entender como algo tão impactante como o cristianismo, que mudou e direcionou o mundo ocidental por centenas de anos, também tenha sido corrompido pelos homens com relativa potência. Daí o termo cristão ter adquirido outros sentidos, sentidos equivocados, ligados principalmente ao "cristianismo" da Igreja Católica Romana (bem, nem vou me estender nesse assunto...).

        Mas quem experimentou o cristianismo primitivo e verdadeiro, o dos Evangelhos e das Epístolas do Novo Testamento, não entende o termo cristão como entende, por exemplo, o sábio Boff, um homem lúcido, super relevante, contudo mais um filósofo que um teólogo, se é que seja necessário ser teólogo para se experimentar o cristianismo genuíno.

        Os atributos que o filósofo cita acima, são qualidades que devemos ter como cidadãos, você pode ser espiritualista, esotérico ou mesmo ateu, e ter essas virtudes, e elas são louváveis e necessárias para a vida num grupo social aqui nesse mundo (diga-se de passagem, a Teologia da Libertação de Boff tem haver com justiça nesse planeta, biblicamente falando, Boff comete o mesmo erro que os judeus contemporâneos de Jesus, quando encarnado, cometeram, supor que o Evangelho é pra fazer justiça nesta terra, e não estou dizendo que não devemos fazer a nossa parte aqui, ajudando os menos favorecidos como bem ensina o Sermão da Montanha). Jesus tem bem mais que isso para o homem já que Ele prepara o ser humano para o reino de Deus, o reino dos céus.

        Com relação às cisões e à "fé" que Deus tem em todos os homens, em Jesus não há divisão, o que está nEle vive isso, por isso não prega religião, mas somente Cristo, e sim, Deus espera que todos os homens sejam salvos, se aceitarem a salvação que há em seu filho Jesus.

Zé Osório
 .

3 comentários: