terça-feira, outubro 16, 2018

Case-se bem!

      “A casa e os bens são herança dos pais; porém do Senhor vem a esposa prudente.” Provérbios 19.14

      Colocando o texto no contexto da sociedade atual, eu o complemento, “assim como do Senhor vem o esposo prudente”, dessa forma tanto o homem ganha uma ajudadora como a mulher um ajudador, já que o Espírito Santo nos dá, no mundo contemporâneo, o entendimento que num casamento não existe senhor e serva, mas amigos e irmãos, que fazem uma aliança para andarem juntos, se amarem e criarem filhos. Entendendo a lição principal de Salomão no versículo, bens materiais, dinheiro, imóveis, vêm de homens, dos pais, por herança, ou por trabalho secular, a obrigação de todos nós, cristãos ou não, nos dá direitos. 
      Contudo, o segredo de sabedoria que o autor de Provérbios ensina, é que a companheira ou o companheiro, seu caráter, nós não podemos escolher, por quê? Porque quem freia um coração apaixonado, quem conhece e tem domínio sobre os mistérios do amor? Assim, o homem que teme a Deus andará sempre perto de Jesus, orará sempre, reconhcerá o Senhor em seus caminhos, de maneira que terá segurança que quando se apaixonar será pela mulher certa, da mesma maneira a mulher que teme ao Senhor, achará o homem mais certo, um homem prudente. 
      Prudente é a pessoa que tem prudência, prudência é a virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos, é agir com cautela, com precaução, com calma, é ter ponderação, sensatez, paciência ao tratar de assunto delicado ou difícil. Assim o prudente sabe administrar o tempo e os relacionamentos, não se apressa, mas também é voluntário para o bem, não fala demais, pensa bastante, mas quando decide é a melhor escolha, e a faz com todo o coração. Não, eu não aprendi sobre ser prudente cedo, infelizmente perdi tempo, fiz e fui infeliz por anos, antes de achar a prudência em mim. 
      Contudo, antes mesmo de ser prudente, Deus me deu uma companheira prudente, e essa mulher mudou a minha vida. Foi o cumprimento de todo aquilo que sempre precisei, e que sempre busquei, mesmo inconscientemente, e afirmo aqui em “caps lock”, uma pessoa realmente é plenamente vitoriosa será aquela que caminhar com um companheiro ou com uma companheira prudente. Se a dois a vida é mais fácil, feliz de fato, com alguém prudente em Deus, a vida pode, sim, ser maravilhosa. 
      Quem acha essa vida? Quem quer, e querendo procura, até encontrar, Deus vê essa sinceridade e esforço e faz então o milagre, o milagre de um casamento bom, cuja soma é dois, não duas metades. Case-se bem, primeiro com Deus e depois com aquele ou aquela que Deus graciosamente dá àqueles que querem, acima de tudo, acertar na vida e acertar com Deus na equação. Que milagre é esse, de nesse mundo tão grande, com tantas vidas, diferentes, cada uma com suas idiossincrasias, sonhos e ilusões, Deus permitir que dois seres humanos casem-se bem e para sempre, glória a Deus por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário