sábado, outubro 13, 2018

Quanto amor no consolo do Senhor

      "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.I João 4.4

      Quanto amor, no consolo que o Senhor nos dá, na instrução que não devemos temer o mal, seja do mundo, do diabo ou dos inseguros e falsos, ainda mais quando a palavra de Jesus é registrada pelo apóstolo João, o discípulo do amor. Cada pessoa é importante e útil nas mãos de Deus, a sua maneira, Paulo foi o teólogo e fundador de igrejas, a Pedro coube o pioneirismo de inaugurar o derramamento do Espírito Santo sobre os convertidos. Contudo, João, talvez o mais íntimo de Cristo encarnado, teve a honra de conhecer e compartilhar os maiores mistérios da humanidade com relação ao final dos tempos, registrados no livro de Apocalipse, isso nos faz pensar sobre nossas relações com Deus. 
      Não, isso não privilegia ninguém, não dá mais valor a este e menos àquele, filhos, servos, profetas, amigos, a escolha é nossa, não de Deus, o Senhor dá oportunidades iguais a todos, assim como amor. O melhor é cada um procurar a sua relação com o Senhor, aquela que é mais sincera, mais verdadeira e coerente, não tentar ser o que não é, não invejar a relação do outro e nem críticar o outro pela relação que tem com Deus. O mais formal não se escandalize com o mais informal, e vice-versa, contudo, entendamos que certas coisas têm preços. Na intimidade há compartilhamento e cumplicidade que não existe numa relação simplesmente educada e distante. 
      Houve um tempo que pastor pregava de púlpito que chamar Deus de paizinho é falta de respeito, ou que ir a cultos com trages não sociais não é espiritual, por outro lado, as últimas gerações têm exagerado na informalidade, frequentam todos os ambientes do mesmo jeito e de qualquer jeito. O que Deus pensa disso tudo, dessas formas? Nada, o Senhor vê o conteúdo, e sempre, com muito amor. O versículo inicial é poderoso, revelador, já tendes vencido o mundo e maior é o que está em vós do que o que está no mundo, eis razão para não temermos nada. Contudo, a primeira palavra usada por João no texto, filhinhos, no diminutivo, me toca profundamente, mostra o amor que Deus tem por mim, de pai para filho.
     O amor que sei que Deus tem por mim me fala mais, me consola mais, que saber que tenho poder sobre os poderes das trevas, nos piores momentos da minha vida não tive forças pra raciocinar, para usar a autoridade que tenho no nome de Cristo, me senti incapaz, impotente, imóvel. Mas o amor de Jesus, esse me moveu, me tocou, pois iluminou não minha razão, mas meu coração. Nos momentos mais importantes de nossas vidas, não nos sentiremos servos, profetas, às vezes nem amigos de Deus, mas saberemos que somos filhos, queridos, e isso é ser de Deus, só isso bastará para que acreditemos e sigamos em frente, certos que os filhinhos Deus nunca, nunca abandona, e sempre consola com muito amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário