sábado, outubro 20, 2018

Uma questão de ponto de vista

      "O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: "Ah, meu senhor! O que faremos? " O profeta respondeu: "Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles". E Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele para que veja". Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu. Quando os arameus desceram na direção de Eliseu, ele orou ao Senhor: "Fere estes homens de cegueira". Então ele os feriu de cegueira, conforme Eliseu havia pedido." II Reis 6.15-18

      Leia versículos 8 ao 23 do capítulo 6 de II Reis, para saber os detalhes sobre o episódio narrado, vou dar um resumo sobre este corte da história. 
      A Síria se colocou em guerra contra Israel, mas o profeta Eliseu avisava o rei de Israel sobre quais lugares o exército inimigo estaria para que o rei de Israel se guardasse de estar neles, por isso o rei da Síria desagradou-se e mandou prender o profeta. O servo do profeta acordou numa manhã, viu o exército sírio e ficou com medo, então, Eliseu o acalmou dizendo que eram mais os que estavam com eles que os do exército inimigo. O exército da Síria então desceu do monte para pegar o profeta, mas se para seu servo Eliseu pediu a Deus que fossem abertos seus olhos espirituais, para os homens do exército sírio o profeta pediu que ficassem fisicamente cegos. Cegos, o profeta os guiou até o meio de Samaria, lá ele tornou a pedir a Deus que seus olhos fossem abertos, contudo, ele orientou o rei de Israel que não ferisse os homens, antes os alimentasse e os despedisse em paz. Por isso o rei da Síria não entrou mais em Israel, esse é o relato até o versículo 23.
      Vamos ao entendimento da lição espiritual e atemporal desse belo texto, que fala sobre pontos de vista, sobre visão física e espiritual, ótica de quem confia em Deus e de quem segue sozinho tentando aprisionar e calar profeta.Vejo quatro tipos de pessoas na passagem, em primeiro lugar o profeta Eliseu, homem espiritual e maduro, que vê além do que veem os olhos físicos, que evoluiu além do plano material, que de fato anda com Deus. Em segundo lugar tem o servo do profeta, um crente sincero, com uma visão física lúcida, mas ainda imaduro, caminha com Deus, mas via aparência física, não contemplava o mundo espiritual. Esse ainda precisava ser guiado, ensinado, o lado bom dele é que ele se colocava como aluno e confiava em seu mestre, o profeta. 
      Tem também o rei de Israel, apesar de estar numa posição importante diante do povo de Deu, era um homem imaturo espiritualmente, violento, precisava acatar o profeta, para não piorar a situação de guerra. Por último temos os exércitos inimigos do rei da Síria, fisicamente os mais poderosos e em mais quantidade, mas cegos sob todos os aspectos, físico e espiritual. Esses homens se achavam no controle, mas acabavam sendo guiados por outros e escapavam do pior pela bondade dos outros. Por não terem nenhuma vivência com Deus, por serem cegos espirituais, acabavam se equivocando em tudo, batendo cabeças e chegando a lugar nenhum. Por uma palavra de fé de um verdadeiro homem de Deus, todas as suas capacidades caiam por terra. 
      Agora, apliquemos o texto às nossa vidas, vamos entender o que o Espírito Santo tem para nos ensinar, façamos perguntas diretas a nós mesmos. Que tipo de pessoa eu sou? Até onde vai minha visão? É espiritual, é material? É religiosa, é política? Deus me guia ou sou guiado por outros, manipulado, mesmo sem saber? Qual é o meu ponto de vista principal da vida? Tenho coragem de ir contra a maioria para estar ao lado de Deus?
      Em Cristo, Deus nos chama para ter os olhos de Jesus encarnado, para olhar tudo com os olhos de Jesus. Ver uma mulher honrada em uma prostituta, ver um salvo no seio eterno de Deus em um criminoso condenado à crucificação, ver um apóstolo fundador de igrejas em um pescador bruto e impulsivo, ver um amoroso pai de família onde havia um jovem transtornado e perdido (esse último sou eu). Em Cristo Deus nos chama para ter os olhos do Espírito Santo, ver esperança, vitória, honra e portas abertas, onde parece haver morte, derrota, injustiça e oportunidades perdidas. Ver uma nova chance, um perdão renovador, um novo dia, um milagre, os anjos do Senhor nos cercando e nos protegendo, a alegria de um sonho que se torna real, o encanto de algo que parecia passado tornando-se presente. Ver que o evangelho não é teoria ou simples religião, mas algo poderoso que sempre é capaz de mudar nossas vidas para melhor.
      Muito pastor age como o rei de Israel, debaixo da disciplina de Deus pela afronta do rei da Síria, e alguns, na arrogância, nem dão ouvidos ao profeta e por isso sempre estão nos lugares errados, próximos aos ataques inimigos e humilhados por eles. Muitos “cristãos” vivem como o exército do rei da Síria, se fortalecem como “maria vai com as outras”, escondendo-se no meio da multidão buscando dela aprovação e honra, covardes para se colocarem ao lado de Deus, não pagando o preço da solidão e da injustiça, e no final das contas, sendo apenas cegos conduzidos por outros e dependentes da misericórdia alheia para não serem destruídos. Pouquíssimos Eliseus temos nos dias atuais, e os que existem são expulsos dos ministérios e nunca têm posição proeminente nas igrejas, só serão ouvidos quando a situação chegar a um estado crítico, momento que eu penso estar próximo.
      Quanto a mim, me coloco como o servo do profeta, estou pronto a prender, quero servir com o que tenho nas mãos, me esforço acordando cedo, mas ainda assim, em minha imaturidade, temo o exército inimigo não vendo que os que estão comigo são em muito maior número que os que estão contra mim, que o Senhor tenha misericórdia de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário