quarta-feira, outubro 10, 2018

Somos odiados por quê?

      “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 
      Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.” 
Mateus 24.4-9

      Recortei seis versículos do capítulo vinte e quatro de Mateus, texto que mostra Jesus falando diretamente sobre fatos dos finais dos tempos. Quero chamar a atenção só para uma declaração de Jesus: “sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome”. Em primeiro lugar a verdade dita por Cristo: por causa do nome dele os cristãos são odiados, isso é algo quase que natural, é trevas opondo-se à luz, e no final dos tempos esse ódio aumentará. Mas antes disso, se assumirmos de fato a vontade do Senhor para as nossas vidas, em algum momento, sofreremos oposição daqueles que não seguem com Jesus, e finalmente seremos odiados por eles. 
      Se alguém quer ser amigo de Cristo, ganhará a inimizade dos que não querem, mesmo supostos cristãos, que se dizem assim, frequentam igrejas e conhecem a Bíblia, mas na verdade estão em rebeldia contra Deus. Contudo, o ódio no final, contra os que realmente seguem a Deus e não a homens, será generalizado, virá do mundo e de religiosos, visto que as igrejas no fim dos tempos não vão diminuir, mas aumentar, contudo, e tragicamente, em heresia.
      Todavia, um segundo ponto importante é o equívoco cometido por pessoas que só querem legitimizar sua mania de perseguição, suas psicoses, sociopatias, alegando que são odiadas por causa de religião, com relação a isso é preciso muito cuidado. O pior é que essa disposição não prejudica só quem se sente perseguido, o que já é grave, além disso, sendo uma obsessão que nada tem a ver com o Espírito Santo, quem se sente odiado equivocadamente também odiará de forma irracional, de maneira preconceituosa e intolerante. 
      Disso o diabo e o mundo se aproveitam, amplificando na mídia, na internet e na TV, um ódio doentio como sendo característica do cristianismo, taxando o evangelho de extremista, ignorante e sem amor. Isso só faz as pessoas se afastarem mais da salvação, odiarem mais o cristianismo, e não porque Cristo esteja presente, mas somente porque desequilibrados se colocam como crentes consagrados.
      O mais triste, contudo, é se aproveitarem de doentes assim, muitos líderes, ou por serem também malucos ou por serem pilantras. Isso acontece porque psicóticos são mais fáceis de serem manipulados, roubados e usados para trabalhar dentro de ministérios. Já vi líder covarde dando cargos e liberdade de trabalho dentro de igreja, a homens e mulheres que deveriam estar em tratamento psiquiátrico. 
      Assim, em algum tempo, tais que trabalharam na carne e não no Espírito, mesmo que se achem super espirituais, caem num cancaço mental que os leva a crises depressivas, se não a quadros piores. Gente frágil, machucada, carente, que deveria ser tratada com paciência e muito amor, acaba se afastando do evangelho, depois de explorada. Não, isso não é ser odiado por causa do nome de Cristo, mas isso é só uma faceta da igreja cristã desviada dos últimos tempos.
      Tenho dúvidas sobres muitas coisas que a tradição cristã ensina como verdade, e graças a Deus por eu ter dúvidas, isso só deixa Deus mais forte, a salvação mais necessária, o Espírito Santo mais mestre de toda a verdade. Mas acima de tudo, e disso não tenho dúvidas, medito no comportamento que  tinha Deus encarnado, em como agia, reagia, falava, caminhava, entre os homens, penso, encantado, em Jesus. Absolutamente lúcido, sempre equilibrado, palavras e silêncio sempre na hora e lugar adequados, e ainda assim, com legítima autoridade espiritual, por isso foi odiado, principalmente, por religiosos judeus da velha aliança, não por ateus, idólatras ou bruxos. 
      Então, eu me pergunto, será que eu tenho direito de ser odiado pelo nome de Cristo? Acho que não, a mim me resta assumir que muitos não gostam de mim simplesmente porque eu não vivo a vida do jeito que Jesus, com muito amor, tem me ensinado a viver nestes tantos anos. Ser odiado pelo nome de Cristo é uma honra que poucos realmente merecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário