quarta-feira, outubro 03, 2018

“Esforça-te e eu te fortalecerei!”

      “Amai ao Senhor, vós todos que sois seus santos; porque o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba. Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.Salmos 31.23-24

      Esforçar-nos é conseguirmos forças quando parece que elas acabaram, e quantas vezes nesta vida, nos sentimos assim, exaustos, quase a ponto de desistir de tudo e jogar tudo pro alto. Calma, respire fundo, pare um momento, pense em tudo de bom que você fez e possui, pense em como Deus tem sido misericordioso com você e com seus amados mais próximos. É importante parar e se lembrar de coisas boas, porque quando estamos exaustos somos suscetíveis a esquecer o lado bom e só ver o lado ruim. Uma coisa podemos fazer para que nossas forças não se acabem antes do que deveriam: não as usarmos com inutilidades. 
      O que são inutilidades? São ações e reações que não nos competem fazer, problemas que não são nossos ou que não podemos resolver, respostas que não adiantam serem dadas, porque a quem as dirigimos nem estão aí para ouvir nossos pontos de vista, assim gastarmos tempo com tudo isso é usar mal força que deveria ser usada para coisas mais produtivas. Para não nos vermos  desgastados e enfraquecidos, foquemos no que importa, mesmo abrindo mão de orgulhos pessoais, de agradar os outros, de estar em tantos lugares ao mesmo tempo só para sermos vistos e elogiados. Falemos a quem quer nos ouvir, trabalhemos com algo que dará frutos, obedeçamos à voz do Espírito Santo, estejamos mais com família, cônjuge e filhos. 
      Contudo, se depois de todos esses cuidados, você ainda estiver se sentindo sem forças, e ainda assim sabe que precisa continuar caminhando e que não pode parar, não agora, se isso estiver acontecendo com você, confie no pai de amor, o Senhor guarda os fiéis. Quem se esforça em Deus, em obediência, em sabedoria, na luz, quem de fato ama o Senhor, vê suas forças serem redobradas, acha um rio de águas frescas e limpas onde só parecia haver deserto. Então, depois de saciado, poderá seguir, fortalecido em Deus, o objetivo está próximo e o Senhor nunca pede de nós mais do que podemos fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário