domingo, outubro 14, 2018

Vida real acontece devagar

      Pressa, como temos pressa de viver, pressa no prazer (veja reflexão da última 5a. feira, dia 11/10/18, Escravos do prazer), e como as coisas não acontecem no tempo que queremos ficamos ansiosos, a ansiedade gera toda espécie de doença, física e emocional. Mas o homem maduro sabe que a vida real acontece devagar, e as melhores coisas só são conquistadas de verdade com o passar do tempo. Mesmo que a paixão nos coloque cara a cara com algo surpreendentemente bom, novo, arrebatador, e isso acontece num instante mágico, manter essa descoberta nas mãos, leva anos. Como ser feliz enquanto isso, não só esperando, mesmo do jeito certo, algo que vai acontecer, e ao mesmo tempo usufruindo o presente com sabedoria?
      Talvez a resposta a essa pergunta seja O segredo da felicidade, algo que também só entendemos, quando entendemos, com os anos. Quem só se ocupa de construir um futuro seguro acaba não vivendo o presente, quem só quer viver o presente terá um futuro inseguro, doente, muito diferente dos presentes irresponsáveis que viveu, justamente quando tiver menos forças, físicas e emocionais, para viver com dignidade. O equilíbrio é difícil, mas o que é viver esta vida senão administrar o tempo? Na eternidade não haverá tempo, já que não o perceberemos, porque não envelheceremos nem sofreremos qualque dano que ele causa, dano à carne, não ao espírito, e lá teremos um corpo transformado e não físico.
      Quantas orientações a Bíblia nos dá sobre como administrar o tempo de maneita correta: “E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (Lucas 12.25-26), “Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6.34), Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” (Efésios 5.15-16), “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1).
      Provamos a eternidade quando nos relacionamos com Deus de maneira mais íntima, orando e adorando, nesses momentos o tempo parece parar, parece que nem envelhecemos, a ansiedade é vencida e as preocupações, sejam com o presente ou com o futuro, ficam leves até que sobem de nós e desaparecem no ar. Por isso é tão bom ter experiências realmente espirituais, não só racionais ou emocionais, mas completas, aquelas que depois deixam frutos na maneira de nos relacionarmos com nós mesmos, com os outros e com o Senhor. Religiões e terapias tocam partes dessa experiência, meditação, desabafo, hipnose, relachamento, e tantas outras ferramentas que o homem usa sem o Espírito Santo para vencer a pressa e se acalmar. Mas só o convertido a Jesus, perdoado e crente, vence a ansiedade, o tempo, o pecado, e vivencia paz real.
       Assim, oremos mais, adoremos mais, e não esperemos um culto dentro de um templo pra isso, tenhamos essa experiência todos os dias em nossas casas. Intimidade com Deus não começa com barulho, mas com silêncio, já que a primeira coisa a se vencer é a ansiedade, busque um lugar onde possa estar sozinho, e pare, pare tudo. Respire fundo, não crie soluções, nem tente repetir fórmulas, não reze, mas prepare-se para dialogar com Deus, e antes de falar, ouça. Deus é vivo, Deus é amigo, Deus fala uma língua que você entende, assim não busque uma energia, um poder maior, um espírito de luz, mas dê nome a Deus, o Deus que buscamos é o Deus de Abraão, de Jacó, de José, de Moisés, de Josué, de Samuel, de Davi, de Jeremias, de Daniel, de João batista, de Paulo, pai de Jesus Cristo.
      Quando o Espírito Santo nos fala, a primeira coisa que faz é nos levar ao arrependimento, nossos pecados vêm às nossas mentes, nós os confessamos, pelo nome de Jesus, e então nos sentimos limpos e dignos de continuarmos na presença de Deus. Assim, depois disso, adore, louve ao Senhor, com todo o teu coração, pelo que ele é, muito mais que pelo que ele nos dá, essa parte da oração é quando mais recebemos de Deus paz. Depois, só depois, peça, de forma clara e objetiva, e ouça o que o Espírito Santo está te direcionando para pedir, pois é isso que Deus dará. Pedir a Deus não é buscar coisas que queremos receber, mas entender o que Deus quer nos dar, que é sempre o mais adequado e que realmente nos fará bem. Só em Deus sincronizamos nossa existência com o Senhor do tempo, e assim não nos adiantanos, nem nos atrasamos, mas enfrentamos a vida real no andamento melhor.
      A vida real acontece devagar, diferente de fantasias, de ilusões? Sim, mas vou encerrar esta reflexão afirmando o contrário, no final, vemos que a vida é curta, e parece passar muito rapidamente. Quando nos damos por conta, nossa namorada é mãe de um filha que tem a idade que ela tinha, quando nós a conhecemos. Nossa filha, está pronta para nos dar netos, e nós, nos tornamos aqueles velhos que tanto criticamos em nossos pais. Assim, dê prioridade a Deus, não se engane com os prazeres efêmeros, mas saiba usufruir de coisas simples e mesmo passageiras. A vida é um segundo, nossos corpos, frágeis vasos cujo maior privilégio não é experimentar banquetes caros, vinhos raros, mas conter, mesmo que por um instante, a maravilhosa presença de Deus através de Jesus e pelo Espírito Santo. Façamos valer a pena nossa existência terrena, ela é única, que no final, seja através de filhos ou das memórias deixadas nos outros, manifestemos neste mundo um legado digno de filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário