quarta-feira, maio 29, 2019

A dor nossa de cada dia

      “Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados. Olha para os meus inimigos, pois se vão multiplicando e me odeiam com ódio cruel. Guarda a minha alma, e livra-me; não me deixes confundido, porquanto confio em ti. Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti.” Salmos 25.18-21

      O homem que quer caminhar com Jesus terá que aceitar, encarar e viver com sua dor, e ainda assim ter paz e ser feliz. Quem não caminha com Jesus, mesmo que tenha uma religião, se engana, não assume culpa, não tem responsabilidade espiritual, mesmo que seja alguém civilizado, de bem é responsável por muitas outras coisas. Com Jesus vamos para a luz, a luz de Deus, e nessa luz enchergamos a verdade, sobre nós, sobre o mundo, sobre a vida, sobre Deus. O homem mortal e pecador não pode ser confrontado com a luz sem que sinta dor, a sua dor, pessoal, e todos, todos nós temos uma dor para administrar, uma dor que não se cura. Essa dor lança em nossos rostos a realidade, nos diz que somos finitos e limitados, e que não podemos ter consolo a não ser confiemos e dependemos de Deus. Essa dor tira do homem toda a máscara e destrói todo teatro que podemos querer representar no mundo. 
      Não, não é fácil conviver com a dor de ser, se fosse o ser humano não faria uso de tanta droga, de tanto álcool, de tantos elementos que diminuem o peso da realidade, motivando ou acalmando. As necessidades básicas e instintivas do homem, que são prazeirosas para que as alimentemos, seja a fome, a sede, a procriação ou o desejo social e afetivo de estar junto de pares, são o que os seres humanos mais usam como vícios, vício é tudo o que é feito sem limite, isso para fugir da dor. Desconfie do homem que faz questão de dizer, em suas palavras, em suas atitudes, que não tem dor, esse é simplesmente o mais mentiroso dos homens. Aliás, desconfie tanto de que chora demais quanto de quem ri demais, vejo Jesus encarnado um homem equilibrado, que tinha consciência da dor, mas que tinh coragem de ser feliz, feliz com responsabilidade.
      Como achamos homens suprafelizes principalmente no meio da liderança cristã, que se acham na obrigação de mostrar a todos que são vitoriosos em tudo para legitimar o evangelho que pregam, um evangelho que não é o verdadeiro, o evangelho verdadeiro foi estabelecido por alguém que morreu na cruz com muita dor, não por alguém que conseguiu se safar desse fim com um sorriso no rosto. Quanto engano, Deus usa o fraco, não o forte, o forte não depende de Deus e por isso não o conhece nem pode testemunhar dele. Mas o ponto desta reflexão é dizer a você que você não é diferente porque sofre, todos sofremos, e uma dor sem fim, achamos, contudo, forças para seguir, na humildade de sermos verdadeiros, seres limitados e que precisam muito de Deus. Assim, não tente andar sozinho, busque ao Senhor, ore, confesse, adore e se entregue, certo que Deus, nosso pai de amor, conhece nossa dor e nos ajuda, nos conforta, nos honra e nos entende. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário