sábado, maio 11, 2019

Andai - Temor - Tempo - Peregrinação

      “andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinaçãoI Pedro 1.17b

      A Bíblia é maravilhosa, incrivel como num pedaço de versículo, já que só citei a parte b de I Pedro 1.17, pode haver sabedoria tão simples quanto profunda, reflitamos sobre quatro palavras do texto, que ensinam princípios importantes sobre andar com Deus. A primeira é andai, na vida não é sábio parar, diminua a velocidade, mas continue pedalando, para frente, o equilíbrio está em se manter em movimento, quem para, cai, para um lado ou para o outro, como quando andamos de bicicleta. A vida é se mover sobre um veículo de duas rodas, não de quatro, assim entendemos que tudo tem sempre dois lados, dois extremos, sabedoria e a felicidade existem em não se acomadar em nenhum lado, mas seguir no centro estreito e reto.
      A segunda palavra é temor, temor a Deus, o que é isso? Não é ter medo de Deus, como o horror que sentimos de algo desconhecido e que pode nos fazer mal, ainda que a santidade de Deus possa nos amedrontar. Temor a Deus é saber que o Senhor tudo vê e tudo conhece, nada pode ser escondido dele, assim quem tem essa atitude não faz o que quer, para qualquer um, mas age com responsabilidade sabendo que somos pesados por um Deus justo e bom para todos. Contudo, não nos enganemos, muitos ateus e materialista agem, na prática, com mais temor que muito cristão, ainda que a sabedoria deles não adore ao Senhor nem os salve.
      Tempo é a terceira palavra, viver é administrar o tempo, conhecer os momentos, fazer a coisa adequada no tempo certo. Tempo é uma consequência do pecado, se não houvesse pecado não haveria tempo, envelhecemos porque o tempo passa e passa porque pecamos. O plano original de Deus era diferente, o homem teria muito tempo sobre a terra, mas quando o pecado foi escolhido isso mudou, ainda assim as gerações pré-diluvianas viviam mais tempo, centenas de anos. O pecado nos rouba o tempo, envelhece mais depressa, mas quando estamos felizes parece que o tempo não passa, por outro lado todo o tempo do mundo parece pouco quando estamos com quem amamos. Somos escravos do tempo, do relógio, e quando vamos ver a vida passou e nosso tempo aqui já se foi.
      A quarta palavra é peregrinação, somos peregrinos neste mundo, andarilhos numa jornada finita. O termo peregrino é poético, mostra que não devemos nos achar donos de nada, que tudo é passageiro, mas que a vida também pode ser uma aventura à medida que caminhamos com pureza achando prazer e alegria nas novas e boas descobertas. O peregrino doma o tempo, envelhece devagar, pois não se acomoda com a morte desse mundo, não morre no tédio da matéria, ainda que caminhe com responsabilidade (com temor). O cristão peregrino acha alegria sempre, novidade sempre, se renova no Espírito do Altíssimo e ainda que sinta atrás de si um vento forte, não cai, atravessa a brisa leve que vem da frente e que bate em sua face lhe dando um frescor gostoso de vida nova e limpa, à medida que peregrina por esta caminhada terrena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário