segunda-feira, maio 13, 2019

O que devemos, o que queremos, o que podemos fazer

      “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.Efésios 5.15-17

      Algumas coisas fazemos porque precisamos fazer, e não temos escolha, são deveres de homens e mulheres responsáveis que querem independência. Nossa sobrevivência física neste mundo, nosso trabalho, estudo, sustentar filhos, acordar cedo e ser produtivo, são necessidades materiais, podemos até fazer outras coisas, mas o mais conveniente, o mais sábio, é nos esforçarmos. Façamos isso principalmente na mocidade e na maturidade, para que na velhice tenhamos descanso e colheita daquilo que já não teremos condições de plantar. Deveres nunca são totalmente agradáveis, doem e cansam, além de nos confrontar com as injustiças desse mundo, mas sempre serão deveres de homens de bem.
      Algumas coisas queremos fazer, simplesmente porque nos dão prazer. Feliz o homem que gosta do que faz e faz o que gosta, para esse a vida será mais leve, ele achará alegria mais facilmente, mesmo na labuta diária pela vida. Contudo, muitas coisas nos dão prazer e fazemos sem esforço, e é muito importante que descubramos essas coisas e as usufruamos, para equilibrar a vida e achar sentido neste mundo. Quem não acha prazer nesta vida como poderá achar na outra? O prazer mais puro, contudo, satisfaz-nos por inteiros, no corpo, na alma e no espírito, e nunca é fruto de egoísmo cruel, visto que não machuca os outros em nenhuma instância. O prazer mais puro alegra todo o universo.
      Outras coisas contudo, podemos fazer por escolha, não são fáceis e muitos vivem, até que bem, pelo menos neste mundo, não as escolhendo. Os que fazem certas escolhas aringirão um nível diferenciado na existência, serão mais que seres humanos sobrevivendo no planeta e usufruindo prazeres. Andar com Jesus é a escolha principal que podemos fazer, ela muda a ótica de deveres e prazeres, muda as prioridades e conseguimos entender e fazer o que Deus quer que façamos. Saber escolher uma boa profissão e depois um bom companheiro ou companheira para se viver até o fim, são segundas escolhas importantes, fundamentos que nos facilitam nos deveres e nos prazeres.
      A palavra remir significa livrar, libertar, resgatar, assim remindo o tempo significa resgatando o tempo, livrando-o de um uso errado, ou pelo menos inadequado para um momento. Os momentos da vida não são sempre os mesmos, existe tempo para deveres, tempo para prazeres e tempo para prioridades, acima de tudo, espirituais. Descobrir em que momento estamos e ter coragem de vivenciar esse momento sem medo e a tempo, é prudência, é sabedoria, é experimentar uma vida abundante. Assim, entendamos que a vontade de Deus é que tenhamos vidas plenas, completas, com todos os momentos, desde que vividos do jeito certo e no momento mais adequado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário