terça-feira, maio 07, 2019

Deus nos toma para si

      “E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” Gênesis 5.22.24
       “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.I Coríntios 2.14-16

      O que têm em comum essas duas passagens bíblicas? O que tem Enoque em comum com o salvo em Jesus Cristo, selado com o Espírito Santo? Enoque é um mistério, andou com Deus e sumiu pois Deus o tomou, o que exatamente significa isso? Os cristãos interpretam como alguém que foi arrebatado ainda encarnado, ainda em vida material, para o céu espiritual. Deus o tomou antes da morte porque ele, ao que parece, tinha alcançado neste mundo tudo o que podia em termos espirituais e assim ganhou direito, antes do tempo da maioria, de estar eternamente com o Senhor no céu. 
      Para os esotéricos, ocultistas, cabalistas, Enoque é um personagem singular, que alcançou uma evolução espiritual diferenciada entre os humanos, que pôde ter recebido conhecimentos sobre mistérios do universo, dos seres espirituais. O livro apócrifo atribuído a ele contém ensinamentos que não se encontram no cânone de 66 livros da Bíblia protestante, e entre outras coisas fala de anjos e arcanjos com informações que vão além das conhecidas pela maioria dos cristãos, se é verdade ou não, se é do Enoque bíblico do livro de Gênesis ou não, não se tem certeza. 
      Na primeira carta de Paulo à igreja de Corinto o apóstolo-teólogo diferencia o homem natural, não convertido, do homem espiritual, convertido e na plenitude do Espírito Santo. Paulo diz que o homen natural não pode compreender as coisas espirituais, assim entendemos que o não convertido, o não restaurando pelo sangue de Cristo e que portanto não possui a ótica do Espírito Santo, esse ser humano pode ler a palavra de Deus registrada na Bíblia, pode até gostar dela e respeitá-la, pode mesmo se esforçar e praticar muitos dos ensinos morais do evangelho, pode ser um religioso praticante e sincero de uma igreja cristã, mas na verdade não entende de fato a relevância das palavras de Jesus. 
      O homem natural, por mais que considere o cristianismo, sempre o achará só mais uma religião, não verá nele a exclusividade de entregar ao homem salvação e comunhão com Deus, o homem natural nem acha que precisa ser salvo, muito menos que haja necessidade de existir um salvador. Já o salvo e selado com o Espírito Santo tem a mente de Jesus, entende o mistério da redenção, e leva uma vida, luta por valores, faz escolhas que para o homem natural parecem loucura, visto que esse não pode entender o homem espiritual. O homem espiritual quer agradar a Deus, deseja estar sempre limpo diante do Senhor, por isso se arrepende e sofre com o pecado, o pecado já não é algo natural para ele, como é para o homem natural.
      O ponto em comum que o cristão verdadeiro tem com Enoque é que ainda que o cristão ande fisicamente no mundo, ainda que caminhe entre os homens em carne e osso, existe como se não existisse. O cristão não é deste mundo, não mais, mesmo que seja conhecido, não pode ser entendido, é um homem espiritual, e é assim que tem que ser. Ainda que como novos nascidos em Cristo tenhamos direito a vidas dignas, com o conforto material necessário para uma existência feliz, e que para isso possamos nos sair bem nas escolas, nas universidades, nas empresas, na vida secular, não devemos e não precisamos levar tão a sério este mundo, suas vaidades, suas ilusões, seus prazeres. 
      O Senhor nos arrebatou espiritualmente no momento em que nascemos de novo, e nossos corpos são templos de Deus, aguardando a eternidade onde estaremos para sempre junto do Senhor. Cada um de nós será um tijolo de matéria transformada que formará um imenso e infinito templo de Deus. Assim, nunca nos coloquemos debaixo do mesmo jugo que o homem natural, se pecarmos, somo perdoados por Deus e o homem natural que não entende isso não tem o direito de nos julgar ou culpar, se fomos perdoados por Deus, andemos seguros, com o desejo de não pecar mais, mas em paz. O homem natural vai nos entender? Não, e é assim que tem que ser se fomos, a exemplo de Enoque, tomados por Deus para com ele vivermos, como que invisíveis para o mal, a falsidade e as mentiras deste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário