terça-feira, maio 14, 2019

Se Deus manda, não seja tímido

      “E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros! E Eliseu lhe disse: Toma um arco e flechas. E tomou um arco e flechas. Então disse ao rei de Israel: Põe a tua mão sobre o arco. E pós sobre ele a sua mão; e Eliseu pós as suas mãos sobre as do rei. E disse: Abre a janela para o oriente. E abriu-a. Então disse Eliseu: Atira. E atirou; e disse: A flecha do livramento do Senhor é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios; em Afeque, até os consumir. Disse mais: Toma as flechas. E tomou-as. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a três vezes, e cessou. Então o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios.” II Reis 13.14-19

      A Bíblia é uma grande coleção de parábolas, quantas e quantas metáforas, que se tornam simbologias eternas para o homem, nas histórias, estórias e mistérios dos personagens bíblicos. Quem tiver olhos para ver que veja, e aprenda o que Espírito Santo quer nos ensinar com o livro mais esplêndido escrito, o mais importante, o mais lindo. Nossos inimigos hoje não são vencidos com guerras, com matança, mas com virtudes, à medida que andamos como Jesus encarnado andava, mas Deus ainda nos livra como livrou o rei de Israel na passagem acima. 
      Eliseu, em seus últimos dias de vida, recebe a visita do rei de Israel, que respeito esse monarca tinha pelo profeta, o rei sabia quem era ele, reconhecia a unção de Eliseu, que poder um homem mesmo debilitado por uma enfermidade mortal mostrava. Penso em mim, em nós, que deixamos nossa fé se abalar às vezes por coisas tão pequenas. Antes mesmo de entender a simbologia que o profeta começava a lhe mostrar quando lhe pediu para tomar o arco e as flechas, o rei já solicitou ao profeta que pussesse sua mão no arco, ele queria o poder de Deus que estava sobre Eliseu.
      Mas talvez isso já revelasse a timidez do rei, talvez mostrasse a confiança do rei mais no profeta que em Deus, talvez... Seja como for, de nada valem armas se Deus não as autorizar, orientar e usar, a flecha de livramento contra os inimigos e empecilhos é a flecha do Senhor, e nenhum outra, essa foi a primeira lição que Eliseu ensinou, é Deus quem livra, a ele pois a glória e a mais ninguém. Por mais ungido que seja o homem, é Deus quem nos livra, o profeta morreria, mas Deus é eterno. 
      Mas a simbologia profética tinha uma segunda parte, Eliseu pediu ao rei que ferisse a terra com as flechas, isso na verdade era um teste para ver até onde ia a fé e a coragem do rei. Deus não precisa ser provado, o homem, sim, Deus sempre faz o melhor, mas será que o homem tem fé e discernimento para entender o agir do Senhor em cada situação? O rei feriu a terra três vezes, era pouco, Deus tinha autorizado mais, Deus tinha uma bênção maior que exigiria do rei mais força, mais iniciativa. 
      Eliseu ficou indignado e então explicou a metáfora, o rei tinha sido tímido, covarde, se ele tivesse entendido a vontade de Deus teria ferido a terra cinco, seis vezes, pois assim o Senhor lhe daria vitória sobre seus inimigos, os sírios, em uma proporção maior. A vontade do rei, todavia, era pequena, ele teria vitória, mas menor que aquela que Deus queria lhe dar, não porque o poder do Senhor era menor naquele livramento, mas porque a vontade do rei era pouca. 
      Pouca fé manifesta, pouco poder, eis a lição que Eliseu nos ensina nesses seus últimos momentos de vida. Se Deus mandar esteja certo de entender até onde deve ir, não mais, com estupidez, mas também não menos, com timidez. Se Deus mandar, abra a porta na direção certa, como a janel para o oriente do rei, entre marchando e adorando, com convicção, sem medo dos homens, mas certo de que Deus mandou e lhe dará livramento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário