segunda-feira, maio 06, 2019

Misericórdia quero!

      “Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.Mateus 12.7

      Não sei quanto a você, mas eis acima um versículo que preciso ler sempre, como eu tenho a tendência de julgar mal as pessoas, de condená-las, de ser duro, de procurar culpados, tratar os outros da mesma maneira como eu me senti tratado. Veja que eu disse “me senti”, pois além de querer dar um retorno ruim, muitas vezes quero fazer isso tendo como justificativa eu achar ter sido tratado de maneira ruim, sem que isso seja de fato verdade. Muitas vezes me coloco como vítima sendo que na verdade o inocente é o outro, que está sendo injustiçado por mim. Fiz questão de colocar esse início de reflexão na primeira pessoa, assim se este texto não servir pra você, que bom, mas ao menos serviu para mim, eis algo que precisamos fazer mais, usar enxada ao invés de pá, trazer a exortação para nós e não a jogá-la nos outros.
      Sei que já disse isto aqui, mas preciso repetir, misericórdia muitas vezes nem abençoa objetivamente o outro, pois muitas vezes ele nem fica sabendo que está precisando de misericórdia ou que nós estamos dando isso a ele. Misericórdia abençoa em primeiro lugar e principalmente o misericordioso, uma unção gostosa de humildade, de generosidade, de bondade, desce ao coração do que vê o outro com misericórdia, trazendo cura, deixando paz, libertando de mágoa, de vingança, deixando a alma leve e limpa. Assim, sejamos misericordiosos, sejamos misericordiosos, sejamos mais misericordiosos, que eu seja mais misericordioso, dando o que quero receber, tomando a iniciativa da comunhão, do diálogo, sempre que for possível no Espírito Santo. 
      O texto inicial é de um evangelho, palavra de Jesus, mas é citado também em Oseias no antigo testamento, e ele deixa claro, principalmente para o povo de Israel que tem na lei e nos sacrifícios da velha aliança a base de sua religiosidade, que misericórdia é mais importante que sacrifício. Repito, quantos sacrifícios fazemos para simplesmente não exercer misericórdia, sacrifícios que não têm valor pra Deus, principalmente quando o que Deus deseja de nós não são sacrifícios, mas somente que tenhamos misericórdia de alguém, a mesma misericórdia que também queremos e necessitamos receber. Não nos esqueçamos disso, nos lembremos sempre, sejamos misericordiosos, vencendo o medo, o rancor, agindo com misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário