quarta-feira, novembro 20, 2019

A Bíblia não se contradiz

      “Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.Mateus 12.8
      “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.Mateus 5.17

      Esses textos, ambos ditos por Jesus, parecem oporem-se, e antes de começar a reflexão é preciso dizer algo. Muitas vezes ensinamentos sobres as mesmas coisas parecem dar orientações diferentes em passagens bíblicas distintas, esse é um dos motivos porque a Bíblia não deve ser interpretada ao pé da letra. A Bíblia se contradiz? De forma alguma, e entenderemos isso se a lermos debaixo da clareza do vivo Espírito Santo. Eu, particularmente, amo quando a Bíblia mostra essas discrepâncias aparentes, isso faz com que os religiosos saiam de suas zonas de conforto e busquem numa mente esclarecida por Deus em oração, não só numa leitura ociosa e rasa, a maneira correta de entender e praticar a Bíblia, mas vamos à reflexão.
      No primeiro versículo Jesus responde aos religiosos da época que o estavam criticando porque seus discípulos colheram, num dia de sábado, espigas de milho para saciar a fome, sendo sábado um dia proibido pela religião dos fariseus para se realizar qualquer trabalho. Na mesma passagem Jesus cura um homem com a mão mirrada também no sábado, o que despertou a ira dos fariseus. Jesus ensina nesses casos que é a lei para o homem, não o homem para a lei, que a lei foi dada por Deus para que o homem fosse abençoado, cuidado, por ela, não para que fosse obedecida cegamente ainda que o próprio homem fosse prejudicado, esquecido. Jesus deixa claro que o bem deve ser feito, ele tem prioridade, mesmo aos sábados (Mateus 12.12).
      É terrível quando algumas vezes o maior inimigo do justo não é o mundo, não é a carne e seus vícios, não é o homem incrédulo e cruel, mas são aqueles que se dizem religiosos, e mais que isso, líderes religiosos, conhecedores profundos da doutrina (doutrina e palavra de Deus são as mesmas coisas? Nem sempre). Tais religiosos tentam acusar o justo, baseados não em seus corações invejosos, isso ao menos seria mais honesto, mas no que eles pensam ser a vontade de Deus, algo covarde e absolutamente sem temor a Deus, pois agindo assim eles pensam que podem usar Deus e sua palavra para cumprirem seus propósitos egoístas e malévolos. Nestes tempos finais, o maior inimigo dos que seguem a Jesus são os religiosos que seguem homens, cumpri-se a palavra que diz que não é o servo maior que seu senhor, a perseguição que Jesus teve, terão seus fiéis seguidores também (João 15.20).
      No segundo texto o contexto é outro, aqui Jesus não fala sobre fazer o bem, mas sobre a importância de seu ministério, do valor da nova aliança, muito mais eficiente que a velha aliança. Eis um ensinamento seríssimo, uma palavra dura, pois Cristo diz que obedecer o evangelho é obedecer toda a lei, mas quem é espiritual o suficiente para isso? Não façamos, todavia, uma interpretação distorcida, não é para sairmos obedecendo toda a lei e mandamentos do antigo testamento, guardar sábados etc, pensando que isso é ordem de Jesus, o raciocínio é inverso. Se obedecermos o evangelho, e isso é feito seguindo o Espírito Santo, interpretando de forma correta o novo testamento, se isso for feito, naturalmente toda a lei será obedecida. Por quê? Porque Jesus é maior que Moisés e o evangelho é superior à lei. 
      A verdade é que o cristianismo de Cristo, não da igreja Católica, dos protestantes e dos evangélicos, é muito mais que obedecer uma coleção de regras morais e espirituais, fazer isso é ser religioso como os fariseus, não seguir a voz do Espírito Santo que habita os novos nascidos. Como se vive o evangelho? Vivendo com Jesus, dia a dia, conversando com Deus, perguntando, respondendo, falando e ouvindo, numa relação viva de questionamentos e descobertas. Quem quer preguiça espiritual não viverá o cristianismo real, só mais uma religião. A Bíblia não se contradiz, assim como pode orientar homens de todos os lugares, tempos e culturas, mas só se for seguida debaixo da voz do Espírito Santo, caso contrário seremos apenas fariseus que fatalmente, em algum momento, perseguirão os realmente justos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário