terça-feira, novembro 05, 2019

Trindade e Tricotomia (“Mapa espiritual cristão”, 1/4)

1ª parte do estudo “Mapa espiritual cristão”

      “Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8.38-39 


       Um mapa do universo físico e espiritual, considerando Deus, o homem e os seres espirituais, a relação entre esses e as prioridades e possibilidades de cobertura espiritual, eis a pretensão deste estudo. Antes de começar a ler, por favor, veja a imagem acima com atenção, a ordem é sempre de cima para baixo e da direita para a esquerda quando há setas. O estudo é dividido em 4 partes, que serão postadas entre terça-feira, 5/11, e sexta-feira, 8/11, sendo que no sábado, 09/11, será postado estudo na íntegra.

1. Deus

      Deus se relaciona com todos e tem poder sobre todos, em todo lugar e sempre, bem, esse é o senso comum, o que todos dizem, e é isso mesmo, contudo, Deus não pode ir contra uma coisa, a única coisa contra qual ele não pode se opor, contra si mesmo, contra sua própria palavra, contra suas determinações, suas leis, suas promessas. Assim, muita coisa que achamos que Deus pode fazer, e ele pode, mas ele não faz, é por um motivo profundamente sábio (e muitas vezes totalmente misterioso a nós homens encarnados), por algo que ele determinou desde o início dos tempos. Quer um exemplo? Existem muitos exemplos, principalmente no universo material, leis que regem o mundo físico e que são válidas para todos, a principal delas é a de causa e efeito, ou como muitos dizem, “aqui se faz e aqui se paga”, ou ainda, “colhe-se o que se planta”. 
      Religiosos orientais chamam isso de carma, e no plano físico essa lei é inexorável, mesmo os salvos espiritualmente estão sujeitos a ela. Isso permite a todos que trabalham justamente colherem prosperidade financeira, assim como dá a todos que praticam algum tipo de criminalidade o castigo justo, de um jeito ou de outro, ainda neste mundo. Como relatado no livro de Jó, capítulos 1 e 2, os seres espirituais, caídos ou não, têm permissão de Deus para desempenharem seus papéis na obra maior de Deus, nada fazem sem que Deus autorize, isso é uma lei eterna. Deus também se relaciona com todos os homens, salvos ou não, filhos ou não, religiosos ou não, a todos ouve e em alguma instância a todos responde, Deus está sempre acessível, isso é outra lei (Isaías 59.1-2).

2. Jesus Cristo

      Jesus é especial, não mais um criador de religião, não outro profeta, não só um exemplo de moralidade e de caridade a ser seguido, ele é muito mais que isso. A obra singular de salvação realizada por nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo, a necessidade que todo homem tem de crer nessa obra para se tornar filho de Deus, e a diferença que tem um novo nascido em Cristo em relação aos outros homens, diferença que concede ao ser humano o privilégio de ser abençoado também no outro plano, isso é o que o evangelho verdadeiro prega. Em Jesus, mesmo o tal do “carma”, pode ser anulado, se não no plano físico, no plano espiritual, mas algumas vezes, não sempre, até no plano material. Com Jesus o homem se torna diferente, Deus o trata de maneira diferente, os seres espirituais o veem de maneira distinta, em Cristo o ser humano recebe de Deus uma blindagem espiritual que o leva diretamente ao centro da vontade do altíssimo, sem ziguezaguear por qualquer entidade espiritual, sem perder tempo com os complicados caminhos dos seres espirituais caídos (I Timóteo 2.5).

3. Espírito Santo

     Salvos por Cristo recebem a marca do filho de Deus, o selo do Espírito Santo, esse protege o homem de possessão espiritual e dá ao ser humano autoridade para expulsar demônios e apossar-se de alguns territórios espirituais e físicos. O Espírito Santo é o único representante oficial de Jesus na Terra, não religiões, não a Igreja Católica, muito menos os protestantes evangélicos, e menos ainda qualquer pastor ou líder humano. O Espírito Santo é professor, o único que pode nos ensinar a vontade de Deus, o único que pode nos fazer entender a Bíblia sem preconceitos ou apesar dos contextos culturais e históricos. O Espírito Santo é a presença de Deus em nós, que faz de homens templos do Senhor, aquilo que patriarcas israelitas, reis judeus e profetas do antigo testamento desejaram, quando o tiveram por algum tempo, temos o tempo todo a partir de nossas conversões. Se há uma voz que o mal quer calar é a voz do Espírito Santo, mais que as vozes de religiões, de igrejas, de teólogos, de pregadores, ela é a voz da verdade, a voz de Jesus, a voz de Deus (João 16.7-8). 

4. O ser humano

      Tricotomia é dividir algo em três partes, sob o ponto de vista teológico é dividir o homem em três partes, corpo, alma e espírito. O corpo é a parte material, os instintos de sobrevivência, de preservação da espécie etc. A alma é nossos pensamentos e nossos sentimentos, que vêm de nossa mente e de nosso “coração” (não o físico necessariamente, mas o centro de nossas emoções), é o que nos define como seres, que nos dão identidade e que sobreviverão junto do espírito. O espírito é a parte espiritual, o “sopro de Deus”, que nos diferencia dos animais e que nos permite ter um contato mais íntimo com o criador e com os seres espirituais. Essa divisão não é consenso, existem maneiras diferentes de se dividir o homem, mas eu penso que essa facilita e simplifica as coisas (I Tessalonicenses 5.23). Bem, em relação ao mapa universal sob o ponto de vista cristão, algumas coisas são importantes saber sobre a comunicação dessas partes com Deus, com os homens e com os seres espirituais.

- O homem, em algum nível, pode se comunicar com o homem: aliás, o homem é um ser social que precisa se relacionar com pares, para formar família, para trabalhar, para comungar valores religiosos, para se divertir. A solidão pode ser uma opção às vezes (e às vezes é bem útil), mas não é escolha extrema para seres humanos sadios física e emocionalmente. Seres humanos precisam de seres humanos, todo mundo precisa de alguém para amar, como diz a canção. 

- O homem pode se comunicar com seres espirituais: se for convertido, selado com o Espírito Santo, pode expulsar demônios (Mateus 17), e em situações muito especiais, depois de consultar a Deus, pode falar com anjos (Daniel 10.5-7), mas não deve tomar qualquer tipo de iniciativa para falar com eles, mesmo com seres espirituais não caídos, com anjos de Deus, simplesmente porque não é necessário, podemos falar diretamente com Deus através de Jesus, porque alguém deve falar com os empregados se tem acesso direto ao patrão? Eu, pessoalmente, acho que mesmo que tentemos, fora de situações especiais, não podemos falar com anjos do bem, e se falarmos, eles não nos responderão, contudo, quem pode responder são os do outro lado, os anjos caídos, fazendo-se passar pelos do bem. (Em situações especiais devemos perguntar antes a Deus, em espírito e não em voz alta, se a presença que está nos aparecendo é anjo ou é demônio, lembro que isso é bíblico, no antigo e no novo testamento anjos apareceram várias vezes aos filhos de Deus). Ocultistas, espíritas e outros espiritualistas, todavia, tomam a iniciativa de comunicarem-se com entidades espirituais e são enganados achando que falam com bons anjos, falam com os das trevas, via de regra Deus não usa anjos bons para falar com pessoas que não o buscam, e mesmo com seus filhos, Deus usa anjos para comunicação e não para defessa, repito, só em situações muito específicas. Para defesa, sim, anjos lutam por nós, vejam o exemplo do profeta Eliseu (II Reis 6.15-17), mas ainda assim não temos que dar ordem a anjos, esse comando pertence somente a Deus. Quando oramos devemos pedir a Deus através de Jesus, quando exercemos autoridade a fazemos no nome de Jesus, e por mais nada ou ninguém, sejam anjos, entidades, homens, “santos”, seja lá quem for.

- O homem pode se comunicar com Deus, mesmo antes de sua conversão, e Deus ouve e abençoa, contudo, salvação espiritual só através de Cristo, assim é preciso uma experiência real de salvação, de novo nascimento por Jesus, para se ter acesso direto a Deus. O não convertido pode se relacionar com Deus, Deus se relaciona com todos, mas não pode ter comunhão com Deus, não pode ser habitado por Deus. O não convertido, ainda que religioso e moral, não tem o selo do Espírito Santo. Isso é uma lei universal, Deus não passa por cima disso, dessa forma mesmo que haja sinceridade, vontade, se a pessoa não se entregar totalmente, não pedir perdão, não recebê-lo por Cristo (e por mais ninguém) e não se comprometer a mudar de vida, Deus não poderá se manifestar de maneira plena ao homem.

Esta é a 1ª parte do estudo, leia no blog as outras 3 partes
José Osório de Souza, 23 de outubro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário