quinta-feira, novembro 07, 2019

O homem e o mundo espiritual (“Mapa espiritual cristão”, 3/4)

3ª parte do estudo “Mapa espiritual cristão”

      “Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8.38-39 


       Um mapa do universo físico e espiritual, considerando Deus, o homem e os seres espirituais, a relação entre esses e as prioridades e possibilidades de cobertura espiritual, eis a pretensão deste estudo. Antes de começar a ler, por favor, veja a imagem acima com atenção, a ordem é sempre de cima para baixo e da direita para a esquerda quando há setas. O estudo é dividido em 4 partes, que serão postadas entre terça-feira, 5/11, e sexta-feira, 8/11, sendo que no sábado, 09/11, será postado estudo na íntegra.

6. O homem e o mundo espiritual

      Já refletimos bastante sobre este assunto no estudo Desvendando o verdadeiro mundo espiritual (se puder confira no link), mas a imagem inicial tem como objetivo mostrar a ordem e as prioridades sobre o que podemos em oração sobre o diabo e os demônios, entendamos melhor isso. 

- Sem o Espírito Santo e mediante expressa autorização do homem, o homem pode ser possuído por um ser espiritual caído, eu penso que só os seres menores fazem essa possessão, no máximo uma legião deles (Marcos 5), mas nunca os maiores. Assim, só demônios possuem o homem, já anjos, arcanjos ou querubins, como Lúcifer, Belial, Satanás ou Leviatã, são poderosos demais para “caberem” num ser humano, bem, não existe base bíblica específica para isso, é apenas minha opinião. Por outro lado, muitas vezes, as entidades que se declaram nas possessões podem dar o nome da legião a que pertencem, do diabo que os lidera, e não do demônio “soldado raso” específico. A possessão causa um efeito em cascata no homem, possui o espírito que controla a alma que domina o corpo, por isso possessos caem ao chão, gritam e demonstram força física fora do comum. 

- Seja como for, no nome de Jesus há poder para expulsar ser espiritual de qualquer tamanho, pelo menos no espaço geográfico físico ou espiritual que Deus nos autoriza expulsar, e ele só autoriza quando é de fato necessário, esse é um ponto que precisamos entender bem. Podemos expulsar o demônio do espírito humano, e se houver conversão e entrada do Espírito Santo essa expulsão é para sempre. O convertido de fato não pode ser possuído, mas pode ser oprimido, e se permitir, será de maneira bem séria. A opressão é percebida pela nossa mente e por nosso coração, isso é, pela nossa alma, por isso o cristão precisa colocar sua vida em dia com Deus, apossar-se do perdão e cair fora do pecado todos os dias para não ser oprimido. Opressão não se livra com uma única oração, mas com uma vida de vigilância e consagração. 

- Abrindo parênteses para falar sobre doenças emocionais: o fraco pode ser oprimido, assim o doente mental, enfraquecido, pode sofrer espiritualmente, por outro lado o oprimido espiritualmente se enfraquece, assim ele pode desenvolver doenças psiquiátricas, dessa forma opressão espiritual e doenças mentais podem estar relacionadas, contudo, podem ser coisas totalmente independentes. Nem toda pessoa com transtorno psicológico sofre opressão espiritual, ela pode ter uma vida espiritual saudável e ter também que conviver com uma doença, tratando-a com medicação e orientação médica profissional apropriadas, não confundamos as coisas. No novo testamento, contudo, Jesus chega a expulsar demônios que afetavam mesmo funções físicas do indivíduo (Lucas 11.14), fechando parênteses.  

- Deus nos dá autoridade também para “limpar” espiritualmente alguns espaços geográficos, o principal deles é o nosso lar. Podemos também proteger espiritualmente em oração nossos familiares mais próximos e convertidos, o que é chamado de cobertura espiritual, mas esse é círculo bem pequeno de influência. Assim devemos orar por nossas casas para que o mal não entre, e ainda que haja pessoas não convertidas, podemos limitar a atuação de seres espirituais malignos na vida dessas pessoas, para que não prejudiquem nossa casa e as outras pessoas. “Como assim limitar a atuação na vida da pessoa?” Sim, porque eis outra lei de Deus que o Espírito Santo não contraria, o livre arbítrio, assim podemos expulsar demônios, mas não podemos manipular o livre arbítrio de alguém. Se a pessoa escolheu conviver com demônios, podemos ajudá-la aconselhando-a, evangelizando-a, pedindo misericórdia de Deus, mas só ela poderá escolher sair fora desse relacionamento espiritual terrível, ninguém pode escolher isso por ela.

- E na ruas, nos shoppings, no trânsito, nas escolas, no trabalho, como fazemos? Oramos por nós, pela nosso espírito, pela nossa alma e pelo nosso corpo, e isso basta para termos plena proteção de Deus no ir e vir, mas o que acontece no trabalho é de responsabilidade espiritual do patrão, do dono da empresa, lá o território é dele e das forças espirituais que ele autorizar para agir. Essa é a lei, mais uma que Deus respeita porque foi ele quem criou. Agora se a empresa é nossa, se somos proprietários de um negócio, aí temos autoridade para pedir cobertura espiritual também sobre o espaço físico e espiritual das instalações do comércio ou firma. Isso não nos impede de orar pela loja ou escritório em que trabalhamos, mas precisamos ter consciência de que tentar “fechar uma torneira” que alguém torna a abrir é trabalho inútil, assim oremos por nós e demos um bom testemunho para que as pessoas possam se converter e então fecharem por si mesmas a “torneira”. 

- O templo de nossa igreja é outro espaço geográfico físico que temos que nos importar, é de responsabilidade em primeiro lugar do pastor, depois da liderança ungida, e por último dos membros, sempre obedecendo hierarquia, e entenda isso, no mundo espiritual tudo é extremamente organizado em hierarquias, tanto entre diabos e demônios quanto entre anjos, arcanjos, querubins, serafins e seres espirituais não caídos, da luz, de Deus. O templo de nossa igreja é especial quando é consagrado a Deus, pelo território espiritual que ele contém, e deve ser limpo para ser propício à salvação e consagração de vidas a Deus. Mas não confundamos isso com o lugar de sacrifício, purificação e adoração que era o Templo de Jerusalém do antigo testamento, ele era único, não havia milhares como os templos cristãos, e ele cumpria a missão que Jesus já cumpriu na cruz, receber sacrifícios que perdoariam o povo de Israel. Como sempre dizemos aqui, chamar o local mais à frente de nossos templos, e mais alto, onde ficam púlpito e os instrumentos musicais, de altar, tecnicamente, não é o mais correto. O altar hoje em dia é o nosso coração, onde habita o Espírito Santo, não as salas com cadeiras e palco onde o evangelho é compartilhado, por mais santo que devam ser esses ambientes (Atos 17-24). 

Esta é a 3ª parte do estudo, leia no blog as outras 3 partes
José Osório de Souza, 23 de outubro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário