segunda-feira, novembro 04, 2019

Perdoe, perdoe, perdoe...

      “Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.” 
Lucas 17.3-4

      “Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.” 
Mateus 18.21-22

      Os textos acima não precisam de explicação, de longos estudos, de profundas reflexões, só de simples prática, ou perdoamos ou não. Quem tem coração perdoador, misericordioso, não precisa de tempo para pensar, para que a mágoa passe, não diz “perdoar eu perdoo mas preciso de um tempo para esquecer a dor”, quem quer perdoar perdoa e pronto. Quem é pronto para perdoar? Quem é consciente de que também só tem paz porque é perdoado, o tempo todo por Deus. 
      Meus queridos, que felicidade tem o que perdoa fácil, mesmo uma agressão tamanha, mas será que quem perdoa fácil se sente assim agredido? Não se sente, porque não se vitimiza, ao mesmo tempo que não demoniza ninguém, só sabe que é ser humano e que o outro também é, sendo assim perdoar o outro é perdoar a si mesmo, é não se colocar acima de ninguém, mas tendo só Deus como juiz maior e santo, que a todos perdoa. 
      Perdoemos, perdoemos, perdoemos, quantas vezes quantas forem necessárias, e se o outro nem pedir perdão, se nem admitir que errou e muitas vezes ainda dizer que o erro foi nosso? Perdoe do mesmo jeito, não nos façamos de juízes, de acusadores, de ninguém, com razão ou não. Se feliz é o que perdoa, o que perdoa sem que perdão lhe fosse pedido é mais feliz ainda, isso é prova de verdadeira humildade, de maturidade, emocional e espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário