sábado, novembro 16, 2019

A necessidade de Deus

      “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente.Gênesis 2.7

      A necessidade de Deus é antes e acima de tudo a necessidade de iluminação espiritual, precisamos nos encontrar com Deus porque só assim nossos espíritos conhecem sua essência. Vamos entender melhor isso, em primeiro lugar não pensemos que temos necessidade de Deus porque precisamos de religião, de algo que amenize nossas culpas, que nos dê uma direção espiritual, que nos ensine referências morais, isso tudo até existe mas é efeito, não causa. Assim, quem diz que os que são dependentes de religião o são porque são ignorantes, fracos, limitados, em certo sentido até têm razão, mas vejam que iniciei esta reflexão falando sobre necessidade de Deus, não de religião, ainda que as religiões, todas elas, digam serem representantes de Deus.
      Necessitamos de Deus porque nosso espírito, antes que nosso corpo ou nossa alma, necessita, e necessita porque sem ele estamos em trevas. Novamente é preciso desconstruir o censo comum que define trevas como o “mundo tenebroso do pecado”, seja lá o que for que signifiquem mundo, tenebroso e pecado. Trevas é a ausência do verdadeiro Deus, e só Deus pode iluminar, trazer clareza, visão aos nossos espíritos. Nosso espírito é o que de mais íntimo existe em nós e que pode por-nos em comunhão com Deus, com o mundo espiritual e com a eternidade. Mas não é porque temos comunicação com o mundo espiritual ou com a eternidade que estamos na luz e fora das trevas, no mundo espiritual há luz e trevas tanto quanto no mundo físico.
      Ser iluminado é estabelecer um contato de amizade com Deus, ter iluminação espiritual é comungar-se com o Deus verdadeiro e se tornar seu filho. Quando isso acontece nosso espírito se conhece, se entende, e adquire a única virtude capaz de salvar-nos eternamente, a humildade realmente espiritual. O homem, em sua complexidade física, emocional, intelectual e espiritual, pode estabelecer contato com muitas coisas no universo, seja no plano físico, seja no espiritual, e pode também praticar virtudes morais, espirituais e religiosas, mas ele só adquire humildade espiritual quando tem uma experiência íntima de comunhão com o altíssimo. Quando o homem enxerga Deus ele também se enxerga e essa experiência muda sua vida. 
      Humildade é a virtude mais delicada que o ser humano pode experimentar, ela não pode ser medida externamente, o humilde não se parece humilde, mas é, e sendo manifesta frutos dessa humildade, frutos, também, nem sempre conhecidos ou reconhecidos por todos. Humildade é uma virtude tão espiritual que só Deus e os de fato espirituais (e humildes) a reconhecerão em alguém, muitos se enganam sobre ela e se deixam equivocar por estereótipos superficiais dela. Ter jeito de coitado, ser calado ou tímido, e mesmo ser menos favorecido financeiramente não é necessariamente ser humilde no espírito. Se houver tudo isso, mas não haver uma experiência de fato com Deus, não haverá humildade espiritual, porque não há iluminação espiritual.
      Assim, os que dizem, “não quero religião, são todas falsas, são todas mal intencionadas, são todas criação da mente humana”, a esses eu respondo, “vocês estão corretos”. As religiões são interpretações de uma experiência com o divino, são pontos de vista, muitas vezes (nem sempre) do mesmo Deus, como tais não são a verdade inteira, mas partes. Contudo, Jesus é toda a verdade que precisamos saber sobre o Deus verdadeiro, e ele basta para que tenhamos acesso a Deus e sermos iluminados, nessa luz adquirimos humildade. Nossos espíritos precisam dessa humildade, ela é o único alimento que nos faz viver para sempre, ela não é opcional, é necessidade, e é assim porque aquele que criou todos os espíritos é o único que pode dar vida a eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário