sexta-feira, novembro 29, 2019

Se não há para onde ir, não vá

       “Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra. Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra.Salmos 119.147-148 

     Quando não vemos saída nos desesperamos porque ainda que queiramos seguir em frente nenhum caminho se apresenta. Se não há caminho não é tempo para se desesperar, mas apenas e simplesmente para esperar, quando for o tempo certo, Deus mostrará o caminho e poderemos então seguir em frente. Não ter para onde ir não é necessariamente um problema, o problema é não termos onde esperar. Bem, os filhos de Deus podem esperar em Deus, em paz e certos que esperar também é útil, é necessário, é agradável ao Senhor, assim se temos que esperar o façamos tranquilos, felizes, não ansiosos ou amargos, Deus está preparando o melhor para o melhor momento, quando então poderemos seguir em frente. 
      Por que não gostamos de esperar? Um dos motivos é porque achamos que os outros vão nos julgar mal por estarmos parados, vão achar que somos de alguma maneira negligentes, rebeldes, ociosos, mas é em momentos assim que temos que assumir a quem servimos, se aos homens ou a Deus, e a quem queremos agradar. Fazer no nome de Deus, estar em atividade, é mais fácil, já esperar em seu nome, principalmente à vista de todos, de familiares, de irmãos da igreja, é difícil, depende muito mais de fé, de confiança no Senhor, mas é na espera que Deus amadurece seus servos, é nela que se conhece quem de fato segue a Jesus seja onde for, é nela que provamos a felicidade mais resistente. 
      O problema de não saber esperar é acabar indo para lugares errados, fazendo alianças erradas, com pessoas erradas, no tempo não propício, e assim se desgastar, perder energia, se expor desnecessariamente, e acabar mais fraco que no início. Um dos motivos da esperar é ter um momento pra descansar e renovar as forças, mas se insistirmos em fazer e fazer inverteremos a situação, algo que era pra ser bom se torna pior ainda. Algumas vezes fazer é para os arrogantes e que não confiam em Deus, já esperar pode ser a saída dos sábios e humildes, que creem no Senhor. Muitos não sabendo esperar, obcecados por ativismos, acabaram perdendo tudo que tinham conquistado até então.
      Se não há para onde ir, não vá, não se sinta na obrigação só para provar para os outros que você é alguém esforçado, vença os críticos e invejosos que sempre esperam situações para acusar. Deus é Senhor do caminho mas também da espera, do fazer mas também do não fazer. No texto inicial o salmista tem um discernimento importante, faz a descoberta de um momento importante da vida, a proximidade da “noite”. Em primeiro lugar não era noite ainda, ela só estava próxima, entender que algo vai acontecer antes que aconteça nos dá tempo, tempo para nos prepararmos. Antecipar as vigílias da noite nos dá tempo para meditar mais na palavra de Deus e orar. Mas o que seria “noite”? 
      Ao pé da letra, noite é o período onde temos a ausência da luz do Sol, sem a luz natural existe mais dificuldade para andar pelo mundo, mesmo para o trabalho, por isso é mais conveniente para o descanso, dentro de casa, protegidos em nossos lares. Existem muitos textos bíblicos sobre esperar em Deus, talvez um dos temas mais presentes na Bíblia e principalmente nos Salmos, mas a passagem inicial do Salmo 119 me chamou a atenção por causa disso, da antecipação da noite que o escritor bíblico faz. Nesse tempo é preciso parar, entender que o tempo de fazer, ou ao menos o tempo mais eficiente para isso, já passou, é preciso ter lucidez e humildade para aceitar a realidade.
      Antes que chegue a noite mais profunda temos que nos preparar focando em Deus, os filhos de Deus, aqueles que o temem e que estão em comunhão com ele, sempre saberão em que tempo vivem e terão tempo para se preparar para o pior tempo. Nós em especial vivemos atualmente tempos escuros, próximos da grande noite que virá sobre o mundo, é preciso mais que nunca nos prepararmos. Trabalharmos? Sim, o máximo que pudermos, mas conscientes que estamos numa passagem, devemos depender de Deus sempre, mas na noite mais ainda. Contudo, na noite as referências faltam, aquelas que tínhamos no dia, assim dependeremos mais ainda de fé.
      “Antecipei o cair da noite e clamei”, essa é a grande lição do texto inicial, por nós mesmos não podemos adivinhar nada, mas no Espírito Santo podemos antecipar, Deus é vivo e nos ama, assim ele fala conosco e quer o melhor para nós. A nós resta ouvir e obedecer, em comunhão com Deus somos protegidos, salvos, resgatados. O que é o arrebatamento senão um resgate dos filhos em plena comunhão com Deus e dos inocentes, crianças, bebês, deficientes mentais (que também podem ser inocentes)? Um resgate antecipado antes que chegue a pior noite que a humanidade enfrentará no mundo. Louvado seja o Senhor que vive e reina para sempre e que não desampara os seus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário