sexta-feira, novembro 08, 2019

O homem e o mundo físico (“Mapa espiritual cristão”, 4/4)

4ª parte do estudo “Mapa espiritual cristão”

      “Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8.38-39 


       Um mapa do universo físico e espiritual, considerando Deus, o homem e os seres espirituais, a relação entre esses e as prioridades e possibilidades de cobertura espiritual, eis a pretensão deste estudo. Antes de começar a ler, por favor, veja a imagem acima com atenção, a ordem é sempre de cima para baixo e da direita para a esquerda quando há setas. O estudo é dividido em 4 partes, que serão postadas entre terça-feira, 5/11, e sexta-feira, 8/11, sendo que no sábado, 09/11, será postado estudo na íntegra.

7. O homem e o mundo físico

      E o mundo, como devemos nos comportar com ele espiritualmente? Podemos orar pelo mundo? Devemos orar pelas pessoas (I Timóteo 2.1-4), e se possível de maneira mais específica possível, mas devemos buscar orientação de Deus quando passamos a interceder além de por nossas vidas, nossa família, nosso trabalho ou estudo e nossa igreja. Quando o Espírito Santo de fato nos toca, Deus já tem tudo preparado, mas se Deus não mandar, nem ore, principalmente por desconhecidos ou por grandes espaços geográficos. Por quê? Por mais uma das leis que Deus estabeleceu e não pode ir contra, até o final dos tempos esse mundo foi dado aos seres espirituais do mal, ainda que tenhamos proteção de Deus como indivíduos, como famílias e como membros de igrejas. 
      As ruas não nos pertencem, ainda que possamos andar por elas em segurança, elas são terras espirituais de ninguém, locais espirituais de demônios, aliás, não existe lugar vazio espiritualmente na universo, todos estão tomados de algum jeito, sofrendo confrontos espirituais, batalhas por posse territorial, em todo o tempo (I João 5-19). Dimensões diferentes, espiritual e fisicamente, coabitando o mesmo espaço geográfico, essa é a realidade que muitos se negam a aceitar, mas não tema, Deus é mais, Deus é muito, mas muito mais, e ele é nosso pai! (Romanos 8.38-39). Esse, porém é um motivo que devemos incluir sempre nossos veículos, carros, motos etc, em nossas orações dando cobertura espiritual, neles estamos confrontando as ruas, mas neles também temos proteção total do Senhor no nome de Jesus! 
      Repetindo o que já disse aqui outras vezes, e novamente correndo o risco de não ser entendido, equivocam-se profundamente os evangélicos (na maioria das vezes vereadores que só querem fazer média com eleitores) quando colocam nas entradas das cidades a placa, “Deus é Senhor dessa cidade”, sim, Deus é Senhor sobre tudo, sempre, mas no tempo presente Deus autoriza seres espirituais do mal a agirem no mundo, na Terra, nos países e nas cidades. Isso não é diminuir o poder de Deus, mas é agir com sabedoria, e sem sabedoria agem os que se colocam em guerra espiritual por cidades, às vezes por países, estão se metendo em guerras que Deus não mandou fazer, por pura vaidade espiritual, e acredite, também podemos ser espiritualmente vaidosos, o diabo foi e é. Isso também é outra razão para que cristãos fiquem longe de política, oremos pelos políticos, votemos o melhor que possamos, mas não tentemos liderar como filhos de Deus algo que não pertence exclusivamente aos filhos de Deus, cidades, estados e governo federal. Crentes, fiquem longe da política! 
      O modo cristão de agir, de lutar, de obedecer a Deus com sabedoria, é darmos testemunho individual no nosso dia a dia, com quem convivemos, com familiares, com os vizinhos de casa, com os colegas de sala de aula, com os companheiros de trabalho, com os irmãos da igreja, essa é a guerra que o Senhor quer que façamos, Jesus viveu assim, ocupando-se, socialmente enquanto homem, com poucos. Se os cristãos deixassem dessa megalomania insana, de acharem que podem e devem conquistar o mundo, e se focassem mais no amigo do lado, no irmão do lado, mesmo no esposo ou na esposa, que muitas vezes são os mais esquecidos mesmo por cristão que se acha espiritual e atuante na obra, o evangelho cumpriria de fato o seu papel no mundo, de maneira suave e poderosa, elegante e eficiente, como é a atuação real do Espírito Santo. 
      Oremos pelos nossos governantes e patrões, principalmente se forem evangélicos, e se não forem, façamos um confronto espiritual com sabedoria, tendo uma vida limpa para não sofrer retaliação espiritual, pois esse é o maior risco que correm os que saem orando contra demônios sem cuidado. Mas sigamos as prioridades, em primeiro lugar nossas vidas, depois nossa família, depois (e só depois) nossas igrejas, e isso se de fato formos membros e não só visitantes. Lembro que às vezes é melhor assistirmos cultos, sem assumir cargos e sem invadirmos cobertura espiritual que Deus não autorizou, ao invés de sairmos fazendo alianças com quem de fato não conhecemos. Mas se sentir de Deus de fazer parte de um ministério, se comprometa, vigiando antes por si mesmo e pela família, e depois pelo pastor, sua família e a liderança. 
      Depois das hierarquias, outra coisa importante no mundo espiritual são as alianças, uma aliança autoriza que façamos parte de algo, algo que pode estar numa guerra que desconhecemos, por isso devemos escolher bem principalmente nossos cônjuges e não nos associarmos em casamentos com gente que está no campo espiritual do inimigo (II Coríntios 6.14). Quem vai pra cama com uma prostituta leva depois os demônios dela consigo gratuitamente, você sabia? Sexo, apesar de menosprezado pelo mundo atual, estabelece uma aliança muito importante no mundo espiritual, tanto que rituais mais pesados de magia negra são potencializados com relações sexuais. Tem muita gente dormindo com um demônio, achando que está dormindo com um “anjinho”, principalmente os jovens, atentem-se mais a isso, respeitem-se e ao templo do Espírito Santo (I Coríntios 6.15-20). 
     
Esta é a 4ª parte do estudo, leia no blog as outras 3 partes
José Osório de Souza, 23 de outubro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário