sábado, julho 13, 2019

Pecados e pecados

      “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.” Provérbios 16.18-19

      Já compartilhei este assunto aqui antes, mais de uma vez, mas preciso fazê-lo outra vez. Pecado é sempre pecado, nos afasta de Deus e do melhor de nós mesmos, tanto para com as pessoas quanto para conosco, contudo, as causas dos pecados são diferentes. Alguns pecados que cometemos vêm das tentações diárias e comuns a todos os seres humanos, nossa área sexual é bastante tentada, e assim será enquanto estivermos vivos e fisicamente sadios, não se equivoque, ser tentado sexualmente, sendo levados a desejar o que não é nosso, ou pelo menos não é nosso naquele momento, tem um lado bom, mostra que estamos vivos. Os demônios que junto de nossas próprias concupiscências nos tentam, não podem realizar os desejos carnais e eles invejam isso dos homens. Outros pecados nascem de traumas, rancores, inseguranças e vícios, físicos e emocionais, ainda não curados. Contudo, existem aqueles que vem de algo denominado pelo apóstolo-teólogo Paulo como espinho na carne, é esse tipo de fraqueza que desejo relembrar aqui nesta reflexão.
      O “espinho na carne”, e eu nem vou citar o texto de II Coríntios 12 de novo, se puder, releia-o, bem, o “espinho” não é o pecado em si, mas uma disposição para o pecado, e uma disposição que se for de fato como o “espinho” de Paulo não tem cura, teremos que conviver com ela, para o nosso bem, enquanto estivermos neste mundo. Sim, para o nosso bem, porque “espinho na carne” é um sistema de alarme que toca quando nosso ego se inflama e deixamos de andar humildemente próximos de Deus. É importante discernirmos pecado de maneira geral de pecado efeito do “espinho”. Se estarmos em determinados lugares, com determinadas pessoas, fazendo determinadas coisas, nos colocam em posição de tentação, confrontam nossas maiores fraquezas, é adequado evitarmos certos lugares, certas pessoas e certas coisas, simples assim. Contudo, se for “espinho na carne” só isso não bastará, vencer o tipo de pecado que somos tentados pelo “espinho” não tem a ver com o que fazemos, mas com o que somos, não tem a ver com o corpo e a alma, mas com o espírito. 
      Paulo orou especificamente três vezes, ele é claro sobre isso no texto bíblico e existe aí uma grande lição, orou e recebeu de Deus a resposta objetiva que ele não seria curado ou livrado desse “espinho”, ele teria que conviver com ele e ponto. Mas o “espinho” não dói o tempo todo, ele se mostra como um alarme, tocaria sempre que Paulo quisesse se achar superior ou melhor que os outros pela intimidade que ele tinha com o Senhor. (Veja que Paulo não foi tentado a se gabar de riquezas ou proezas da carne, valores falsos, mas de uma experiência maravilhosa e puramente espiritual). Assim, muitas vezes, se enfrentamos algumas fraquezas e vemos que mesmo orando, jejuando, vigiando, nos guardando, continuamos fraquejando e pecando, não conseguindo nos livrar de uma ira, de uma mágoa, de um incômodo com algumas pessoas, é porque a solução não é deixar o pecado em si. É necessário que entendamos que o “espinho na carne” está soando o alarme e que precisamos urgentemente voltar a Deus em humildade, aprumarmos nossa fé, e aceitarmos que nada somos sem o Senhor e sua misericórdia. Como sempre na vida espiritual, humildade e mansidão são as soluções, mas em se tratando de “espinho na carne”, é preciso que tenhamos ainda mais humildade e mansidão.
      Pessoalmente já entendi que quando devo ter mais humildade e mansidão é quando preciso aceitar minha total impotência diante de uma situação, de uma relação social, que eu definitivamente não posso mudar, não posso consertar, não posso melhorar, principalmente se o que me colocou nessa situação diante de alguém foi eu mesmo. Quando é o outro podemos usar a desculpa que o problema é insolúvel porque o outro não quer resolver, e infelizmente muitas pessoas fazem isso, colocam a culpa nos outros, assim é mais fácil de viver, ainda que baseando-se numa mentira. Mas quando sabemos que o erro foi nosso, se tivermos alguma lucidez sofreremos com isso, mais difícil de perdoar os outros e perdoarmos a nós mesmos, por quê? Porque isso é algo que ninguém vê, é algo que fica entre nós e Deus, é uma virtude que não pode ser exposta, que não agrada à nossa vaidade. Acertar uma situação só no espírito, tendo só o Espírito Santo de Deus como testemunha, e poder depois seguir em paz, indiferente do que os homens pensam, homens que poderão continuar nos tratando mal por causa de um erro que nós mesmos cometemos, bem, só aceitando o “espinho na carne” com muita humildade e mansidão, esperando em Deus um milagre de reconciliação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário