sábado, abril 30, 2022

Onde tua religião te levou? (90/90)

      “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.” 
Efésios 2.4-7

      Onde tua religião te levou? Como evangélico talvez você vá responder, “me levou a um bom lugar”. Mas algo tem que ser dito, talvez tenha te levado a um lugar tão bom quanto outra religião levou outra pessoa, e não use maus religiosos como álibi para demonizar outras religiões, existem maus e bons em todas as religiões. Assim, a pergunta pode ser outra: como evangélico, você acha que tua religião é melhor que as outras? Se acha que é, então, ela deveria ter levado você a um lugar melhor que aquele que as outras levam. Mas se tua religião é a melhor e você não chegou a um lugar melhor, então, o problema não está na tua religião, mas em você, ou no que você pensa ser tua religião. Por outro lado, se você fez tudo que podia para praticar bem tua religião, entendendo-a como te ensinaram, e ainda assim não chegou a um lugar melhor, pode ser porque talvez a tua religião não seja assim tão boa. 
      Seguindo com a intenção de fazer pensar, algo que muitos cristãos não querem, só aceitam o que aprendem nos púlpitos como vontade de Deus e que como tal não pode ser criticado, creio que a coisa mais importante que temos que entender sobre o cristianismo que praticamos é onde chegamos com ele. Esse onde são lugares em várias áreas, moral, emocional, material, e o lugar espiritual mais alto está em equilibrar todos esses lugares dentro de nós. Em primeiro lugar é preciso deixar algo bem claro, a verdade pela ótica de Deus pai sobre o que Jesus é hoje e será eternamente no plano espiritual, e o que ele ensinou, viveu e representa no mundo, sempre será o melhor caminho para todos os seres humanos chegarem à região celestial mais elevada. Pela fé em Jesus temos o caminho mais reto para alcançarmos o Altíssimo, e a Jesus não cabe crítica, não é sobre isso que falamos neste texto. 
      Contudo, o que os homens entenderam e mantiveram sobre o Cristo, construindo o cânone Bíblico e ensinando nas tradições cristãs, isso é outra coisa, isso é religião, as religiões devem sofrer críticas, e é sobre elas que falamos aqui. A pergunta é “onde tua religião (cristã) te levou”, e não “onde Cristo te levou”. Quem buscar a Deus com persistência, fé e humildade, chegará ao lugar onde Deus tem para ele, o melhor lugar aqui e na eternidade. Muitos dizem: “estou feliz onde cheguei com meu cristianismo, estou satisfeito com minha religião, sei que nada é perfeito, mas confio em Deus, não em homens, não acho que minha religião precise ser mudada, é assim por séculos e existe um motivo para isso, Deus acompanhou os homens nesse processo, o que ele tem para nos dizer ele diz pela religião, duvidar disso é ser rebelde, é se desviar do evangelho, é dar ouvidos a Satanás e à carne”. 
      Não são poucos que pensam assim, é na verdade a grande maioria, se não fosse assim templos cristãos não existiriam em tão grande quantidade e não estariam cada vez mais lotados. O cristianismo continua sendo um bom negócio, tenta vender um produto único e resistente ao tempo, Jesus, e mesmo quando líderes, padres e pastores, pecam descaradamente, um argumento faz com que igrejas não fechem, “estamos aqui por Cristo, não pelos homens”. Mas alguns, e esses justamente entre os cristãos de mais qualidade, nem digo sinceros, o termo sinceridade pode justificar tantas coisas e muitas danosas e violentas, mas alguns, após anos de caminhada em igrejas, sabem, lá no fundo de seus corações, que algo está errado, que a coisa não funcionou, que existe mais hipocrisia e superstição que de fato prática de vida segundo o modelo de vida do Cristo homem. Será que esse é teu caso?
      Em décadas trabalhando em igrejas cristãs de todos os tipos, e por trabalhar, não só assistir cultos, sempre tenho acesso a informações que muitas ovelhas não têm, eu testemunhei muita coisa ruim em ministérios protestantes e evangélicos. Principalmente na liderança, tanto de igrejas, quanto de denominações, assim como de ministérios interdenominacionais, escândalos principalmente nas duas áreas de poder da matéria, dinheiro e sexo. Não foram só em servos em que já se sentia algo esquisito em seus ministérios, mesmo quando o escândalo ainda não havia vindo à tona, mas também em ensinadores protestantes relevantes, que ainda hoje me influenciam e continuam ensinando, mesmo depois de terem sido desligados de grandes ministérios. Posso concluir que a maior parte dos líderes tem vida secreta errada? Talvez, ocorre é que muitos conseguem esconder isso melhor. 
      Isso é mais que um bom argumento para entendermos que a religião cristã, como foi definida por católicos e protestantes, não está certa, ainda que homens tentem a todo custo serem fiéis a elas, e esses estão justamente no segundo escalão. Os piores problemas estão no primeiro escalão, líderes que estão errados, sabem disso e seguem manipulando principalmente os do terceiro escalão, mas os do segundo escalão são os que mais sofrem e mais trabalham. Entre hipócritas e ignorantes estão os que levam a sério o que aprendem, até as últimas consequências, por isso se frustram mais e são os mais fáceis de caírem em certas armadilhas. É justo aceitarmos que os homens têm níveis espirituais diferentes, assim Deus não cobra de todos as mesmas coisas, muitos deverão seguir na ignorância, mas outros precisam ter a coragem de acordar, pararem de servir a homens e servirem a Deus.
      Deus tem chamado muitos para uma iluminação espiritual diferenciada, mas por medo ou orgulho, esses só respondem à chamada após o escândalo, depois de caírem por estarem fracos demais para resistirem tentando fazer funcionar uma máquina que já nasceu quebrada. Não é fácil dizer não para um sistema que te condena ao inferno infinito, caso você ao menos duvide dele silenciosamente e secretamente em teu coração. Assim as religiões seguem mantendo adeptos por medo do diabo e não pelo amor de Jesus. É preciso muita confiança em Deus para se buscar mais dele, receber sua verdade e aceitar esse conhecimento, o justo sempre vive pela fé, não por vista. Mas se não chegamos pelo amor, chegamos pela dor, dói quando pecamos e somos envergonhados, escandalizamos quando, lutando por uma religião não funcional e não em Deus, tentamos nos vencer pelas nossas forças. 
      Quem você será na eternidade? Que não tenhamos que morrer e sermos confrontados com a luz do amor de Deus para reconhecermos que fomos teimosos numa militância errada, que fizemos isso por medo do inferno e querendo agradar a homens. Deus “não passa pano”, toda causa tem efeito, um Deus santíssimo e justíssimo nos confrontará com a maior das justiças e a mais pura das santidades. Não nos enganemos achando que basta-nos fé no Cristo para que na eternidade tudo seja esquecido, o céu é muito mais difícil de se “entrar” que muitos evangélicos acham, e o inferno é muito mais abrangente que um fogo central consumidor, ele tem várias camadas. A solução é simples: a verdade. Se formos verdadeiros com nós mesmos saberemos se chegamos com nossa religião ao céu, se não chegamos falemos com Deus e peçamos que ele nos mostre como chegar, não queiramos menos que isso. 

Esta é a 90ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário