quarta-feira, abril 06, 2022

Tenha paciência (66/90)

      “Então dali buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.” 
Deuteronômio 4.29

      Deus pede paciência de nós, mas isso não deve ser encarado como algum tipo de castigo. O interesse de Deus em nos fazer passar por experiências que exijam que sejamos pacientes, não é uma punição, a não ser que entendamos paciência do jeito errado, como a agonia por perdermos tempo deixando de fazer alguma coisa, deixando de executar um trabalho. Se for assim será uma visão material da existência, só física. No mundo fazer é ganhar, e fazer mais é ganhar mais, mas tudo que fazemos no mundo fica no mundo. Só levamos para a eternidade aquilo que fazemos no nosso espírito e nos espíritos dos outros pelo Espírito de Deus, o trabalho para fazer isso é o oposto do trabalho físico que exercemos no mundo material. 
      Para o mais nobre dos trabalhos, o espiritual, paciência é fundamental, nela acalmamos sentimentos e pensamentos até que nosso corpo seja controlado pelo espírito, no quanto é possível que isso seja feito enquanto encarnados no mundo. O fato é que entendemos tudo errado, a agitação, a ansiedade, a pressa, que achamos que nos darão alguma vantagem no mundo, só fazem nossos corpos físicos adoecerem. Quantas enfermidades, físicas e emocionais, construímos por não termos paciência, eis aí o espírito eterno dando uma lição ao passageiro corpo físico. Não corra, ande, não discurse, cale-se, não flerte com a loucura elaborando armas para destruir quem nem se importa com você, nem sequer imagine bobagens. 
      Que Deus não tenha que “quebrar nossas pernas” e nos prender a um leito para, então, sermos forçados a ter paciência, ainda que só para aguardarmos o restabelecimento de “nossas pernas” para continuarmos fugindo de Deus e de nós mesmos. Esse restabelecimento nunca chegou para muitos que teimaram em não passar pela maior prova da vida, serem pacientes o suficiente para acharem a paz. Deus está na paz, não na ansiedade, na pressa ou no muito fazer, mas no fazer o suficiente para que sobrem tempo e energia para pararmos e ouvirmos sua voz. A voz de Deus só ouvimos quando estamos na mais profunda paz, para acharmos essa paz é preciso paciência, e tomara que seja pelo menos enquanto ainda temos “pernas”. 
      Então, passamos dos quarenta anos de idade, caminhando para os cinquenta, é nesse momento que as consequências de toda a pressa que tivemos até então aparecem. Temos dificuldade para dormir, nossa alegria de viver, mesmo nosso desejo de “namorar”, diminui, o fogo da paixão esfria-se, nosso corpo até está bem, mas nossa cabeça parece desconectada. Mas pode ser pior, ansiedades geram tanto tumores quanto transtornos psiquiátricos mais sérios, além de desregularem nossa alimentação, de nos levarem a vícios, tornando nossos corpos presas de excessos e de prazeres estranhos, que nos matam por dentro. Tudo isso porque passamos uma vida dizendo a nós mesmos que não tínhamos tempo para sermos pacientes. 
      Por que o budismo e o hinduísmo ganham tanto apoio da mídia e mais adeptos entre as pessoas mais esclarecidas, com mais formação intelectual, enquanto o cristianismo é visto como religião de ignorantes e preconceituosos? Por que ioga é orientada como terapia pela psicologia mais que oração a Deus por meio de Cristo? Porque essas religiões e técnicas conduzem o homem à paz, ensinam disciplina, autocontrole, serenidade, enquanto que em muitas igrejas cristãs as pessoas só querem dizimar e fazer orações curtas e de fé para receberem, sem tempo a perder, prosperidade no mundo. Muitos cristãos ficariam surpresos e até se escandalizariam, se pudessem conviver com o Cristo encarnado, vivendo como homem entre os homens. 
      Se paciência pode ser nosso modus operandi para tudo, para orarmos não é opção, é o único modo. Deus ouve a todos e seja lá qual for o jeito que o homem ore, mas para um crescimento espiritual mais profundo é preciso muita paciência. Neste ponto chegamos ao texto bíblico inicial, só achamos a Deus quando o buscamos com todo o coração, e o termo “todo o coração” implica não só em fé forte e rápida, mas em um longo e paciencioso período de busca, onde conhecemos a nós mesmos, então, a vontade de Deus. Sem paciência não achamos a paz, sem paz não achamos Deus, e sem Deus não achamos vida em abundância, eis o processo do trabalho espiritual, acontecendo de maneira oposta ao do trabalho físico. 
      Creia, em um determinado momento de tua existência, no plano físico ou no espiritual, você terá que ter paciência, ainda que passe uma existência no mundo material fugindo disso. Quem foge da paciência foge da paz, foge de Deus, foge da vida. Céu e inferno estão diretamente relacionados à paciência que temos para entender e fazer a real vontade de Deus para nossas vidas, não aquilo que achamos que é a vontade do Senhor, nem o que os homens nos dizem que é. O quanto antes entendermos isso, melhor para nós, que seja antes de perdermos as “pernas”. “Perder as pernas” pode ser coisas diferentes para pessoas diferentes, de um jeito ou de outro limita nosso espaço num tempo indeterminado, só para aprendermos a ser pacientes. 

Esta é a 66ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário