terça-feira, fevereiro 28, 2023

50% incerto

      “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!” Isaías 5.20-21

      Pessoa extremista pode equivocar-se extremamente. Quem não tem equilíbrio na maneira como se vê, não poderá ter equilíbrio na maneira como vê os outros, a vida, a morte, a Deus ou ao diabo. Moderação nasce da humildade, que não vê a si mesmo como herói, nem como vilão, mas como um ser humano limitado que faz escolhas, algumas boas, outras ruins, assim também pode ver tudo com temperança. Sem humildade há arrogância, pois não se olha as coisas com a ótica ampla e iluminada de Deus, mas com uma ótica egoísta que se equivoca para os extremos, pode ver a si mesmo como a pior pessoa, se submetendo e não se valorizando, ou como a melhor pessoa, subjugando e não valorizando os outros. 
      A verdade é que não há seres eternamente bons ou maus, só seres aprendendo e podendo melhorar, ainda que demore um tempo. Quando não se tem humildade para aceitar essa verdade, ainda que se creia num bem, se achará que esse bem deve ser imposto aos outros, e aqueles que não aceitarem isso serão tidos como maus. O arrogante pode inverter os valores quando pensa que por estar do lado do bem, pode desejar o mal aos maus, condenando-os ao inferno, mas quem destrói não é bom, tenha esse a intenção que tiver. Deus não é bom por odiar o mal, mas por amar a todos, ainda que nele não haja mal algum, o mal não é pior por odiar o bem, mas por não amar, sem amor não há Deus, mesmo que se use o nome de Deus. 
      O texto bíblico inicial é tão sério quanto atual, se refere mais que a religiosos, mas a líderes religiosos, que em nome do bem fazem o mal e se acham no direito disso. Jesus foi morto por líderes religiosos judeus porque esses achavam que estavam agindo certo e tinham direito a isso, enquanto faziam a coisa errada, chamavam seu mal de bem e o bem de Jesus de mal, se diziam embaixadores de Deus e Jesus instrumento do diabo. No Brasil, hoje, muitos evangélicos se achando defensores da verdade e da moral, donos de uma interpretação genuína do fim de mundo, com a intenção de implantarem o reino de Deus aqui, apoiam maus políticos, condenam homoafetivos e demonizam quem pensa diferentemente deles.
      Todo o mal se resume à falta de humildade, que não se respeita e assim não respeita os outros, que rechaça os fracos que ainda não adquiriram fortaleza moral e por isso erram, que se acha santo enquanto só faz papel de demônio acusador, não de médico que ajuda no restabelecimento de doentes. Muitos cristãos não amam, mas se acham mais merecedores do céu que os outros, não colocam em ordem suas igrejas, mas querem consertar a sociedade com religiosos nos três poderes da república, veem o anticristo e o sinal da besta em tudo, mas não veem o engano no falso mito em que creem e no qual seguem. Sem humildade não há equilíbrio, só enganos extremos, que confunde trevas com luz, amargo com doce. 
      Ninguém acerta sempre, meus queridos irmãos evangélicos, nem vocês podem ter certeza de tudo, ainda que creiam que a Bíblia seja a palavra de Deus e que essa lhes revela a verdade, muitas das convicções que vocês têm são só pontos de vista, muitos conhecimentos só receberemos na eternidade. Isso não os impede de serem santos, humildes e amorosos, mas entrega a sabedoria que sabe que todos nós podemos ser surpreendidos, e se não sabemos tudo sobre Deus, que é luz e bem, quanto mais sobre o mundo, que está em trevas enquanto administrado por homens egoístas e gananciosos. Sejamos sábios, quem acha estar cem por cento certo tem grandes chances de estar cem por cento errado. 
      Quem se considera estar só meio certo, se estiver totalmente errado ainda poderá estar meio certo. Isso não significa confiarmos em Deus só em partes, mas significa entendermos que nem tudo que achamos que é de um jeito, e mesmo que achamos que Deus faça de um jeito, é de fato verdade. Deus pode estar fazendo certas coisas de formas bem diferentes de como achamos que ele faz. Para quem sabe tudo não há mistérios, não há aventura, não há fé, nem há Deus, se já temos certeza de como as coisas acontecem, para que nos esforçarmos para conhecermos mais o Senhor? Guarde em você lugar para o desconhecido, para a dúvida, esse é o lugar onde Deus mais existe, nas tuas incertezas, não nas tuas certezas, esteja 50% incerto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário