terça-feira, fevereiro 21, 2023

Elevo meus olhos para os montes

      “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os seus pés vacilem; não dormitará aquele que guarda você. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem guarda você; o Senhor é a sombra à sua direita. De dia não lhe fará mal o sol, nem de noite, a lua. O Senhor guardará você de todo mal; guardará a sua alma. O Senhor guardará a sua saída e a sua entrada, desde agora e para sempre.” 
Salmos 121 (Nova Almeida Atualizada)

      É difícil eleger um salmo favorito, muitos são maravilhosos à medida que entregam não só curas emocionais, mas todo o processo do homem se aproximar de Deus. De inícios tristes e muito honestos, como devem ser nossas orações ao Senhor, até finais felizes, quando o salmista parece sentir poderosamente a resposta de Deus, vendo seu mundo interior assim como sua realidade transformados. Percebe-se mudança do locutor em muitos salmos, o homem fala com Deus, o Espírito de Deus fala ao homem, o homem fala ao homem sobre Deus, e ainda que refletindo a visão de mundo de um homem antigo, que acreditava num Deus antropomorfizado que destruía inimigos no plano material, em minha opinião, salmos são os textos mais atemporais da Bíblia, nunca ficarão envelhecidos. 
      Hoje o Salmo 121 é um texto que fala especialmente comigo, principalmente porque pelo Espírito eu o interpreto de uma forma muito espiritual, isso se nota logo no primeiro versículo. Elevo os meus olhos para os montes, ainda que interpretássemos isso como algo físico, no planeta Terra, já seria abençoador, se um monte pode ser alto e difícil de ser ultrapassado Deus é mais elevado, assim todos os empecilhos que podem se levantar em nossas jornadas, no tempo e no intento de homens maus, em Deus podemos vencer. O texto, contudo, diz mais que isso, ele se refere às potestades e principados espirituais, às hostes de seres espirituais das trevas, que podem também levantarem-se contra nós, e Deus, o Altíssimo, e como já disse aqui, meu adjetivo preferido de Deus, está acima de todos esses poderes. 
      O Espírito Santo tem me levado a olhar para o alto quando oro, indiferente do lugar onde eu esteja, e costumo orar com os olhos físicos abertos, ainda que quando possível com as luzes do ambiente apagadas. Assim eu posto meus olhos espirituais numa posição alta, mas que vão além das paredes e do teto do local físico. Isso é mais que um jeito de orar, que uma postura física, como outras que existem, como colocar-se de joelhos, fechar os olhos, olhar para baixo, erguer os braços, abrir as mãos e posicionar as palmas na posição de receber algo. Que fique bem claro, cada um deve orar do jeito que achar melhor, e ninguém deve impor seu jeito aos outros, mas eu tenho sentido de olhar para cima, como se estivesse mirando um ponto acima dos maiores montes da Terra, acima de minha casa ou de templo de igreja.
      Isso é mais que preferência pessoal, é posicionamento espiritual. Quando Deus abre nossos olhos espirituais, e ele só faz isso quando estamos preparados, podemos ver o mundo espiritual com mais clareza, assim, olharmos para o ponto mais alto é interagirmos com o Altíssimo, e com mais nenhum outro ser espiritual. Os simples só veem a Deus, e nisso não há qualquer diminuição de mérito, bem-aventurados os simples que olham só para Jesus, esses acham a Deus e são por ele cuidados. Essa simplicidade foi inaugurada pelo Cristo e é o plano de Deus para a humanidade nestes últimos quase dois mil anos. Mas pode-se crescer, isso é possível começando pelos dons do Espírito, e quem busca com perseverança esse crescimento verá mais, por isso é preciso “ajustar uma sintonia espiritual precisa”. 
      O mistério do Salmo 121 está contido na pergunta feita na primeira metade do primeiro versículo, quando o salmista entende a resposta, o meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra, e ela é maravilhosa porque a pergunta foi correta, o que vem depois é só consequência disso. Agora não é mais o salmista perguntando a Deus, mas testemunhando aos homens. O Senhor não permitirá que teus pés vacilem, ele é quem guarda você, é a sombra à tua direita, de dia não te fará mal o sol, nem de noite, a lua, o Senhor guardará você de todo mal, guardará tua alma, mas o final, guardará a tua saída e a tua entrada, é esplêndido. Se você entregou tua vida nas mãos de Deus e anda certo, nada precisa temer, Deus te guardará sempre, até a tua morte, tua saída final deste mundo para entrar na eternidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário