domingo, fevereiro 26, 2023

Jesus é a luz da vida

      “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8.12
      “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.João 1.18

      Aquele que teve a experiência de abrir a porta de um quarto que esteve fechado por algum tempo sem iluminação, usado para armazenar lixo, viu que assim que os primeiros raios do Sol adentraram o local, baratas e outros bichos se movimentaram, procurando algum canto escuro para se esconderem. A luz física afugenta perigos, por isso é sábio andarmos em lugares claros e evitarmos colocar as mãos em buracos escuros. Deus não faz nada imperfeito, na natureza esses seres têm suas funções, mas no mundo espiritual Deus também dá livre arbítrio aos espíritos para fecharem os olhos e permanecerem em trevas interiores. 
      Você já deve ter assistido filmes sobre poltergeist que citam a frase “vá para a luz”, pessoas com experiência de quase-morte (EQM) também relatam terem visto um túnel com uma luz no final. Sem nos aprofundarmos muito, se é fato espiritual ou disposição química do cérebro em momento crítico, seguirmos em direção à luz pode bater com informações do novo testamento sobre o plano espiritual. A Bíblia, pelos limites dos que a registraram e mesmo para facilitar o entendimento, relata as coisas pelo ponto de vista do ser, não necessariamente a realidade, nesse sentido cita “trevas exteriores”, não “interiores” (Mateus 25.30). 
      Quem é cego de nascença ou que fecha os olhos por muito tempo pode achar que o mundo exterior está em trevas, quando na verdade é só ele quem está, se for curado da cegueira ou abrir os olhos verá que há luz no exterior. Jesus é a luz espiritual mais alta, mais clara, mais pura, porque contém as virtudes morais mais elevadas, quem abre os olhos, olha para ele e o segue, terá uma luz para iluminar seu caminho. A luz de Jesus é mais que conhecimento intelectual é a própria vida eterna, quem está vivo tem forças para lutar e vencer. Quem tem a luz de Jesus não é enganado pelas armas das trevas, sejam deste mundo ou do outro. 
      “Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai, quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mateus 13.43), esse versículo, registrado por Mateus como palavras diretas de Jesus, também alia alta espiritualidade à luz mais forte irradiada pelo Sol, os justos não serão atormentados pela santidade de Deus, mas abraçados por ela. A afirmação “quem tem ouvidos para ouvir, ouça” sempre nos chama a atenção para um mistério espiritual, que só pode ser entendido pelos que utilizam os sentidos espirituais, boca, olhos e ouvidos. “Na tua luz veremos a luz” (Salmos 36.9b), diz o salmista, em Deus nossa chama queima mais forte. 
      “Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo; mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos” (I João 2.10-11). Quando abrimos os olhos espirituais vencemos o medo, a vergonha e a culpa, assim podemos enxergar as coisas espirituais de uma maneira mais profunda. Essa visão nos dá conhecimento e esse conhecimento é vida, essa é a vida eterna que nos fortalece para praticarmos as virtudes morais. Tem conhecimento quem abre os olhos, mas não para se envaidecer, mas para servir em amor os outros. 
      “Porque esses tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo; e não é de admirar, porque o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz” (II Coríntios 11.13-14). Muitos querem conhecer, mas para dominarem, não para servirem, assim são presas de espíritos malignos, que até conhecem, mas só querem glória para si. Iguais se atraem, homens maus são enganados e conhecem, não o mundo espiritual real, mas fantasias de demônios. A intenção que leva a Deus é o amor, nela, mesmo que não sejamos curiosos, Deus nos revela mistérios, pois sabe que queremos ser fortes para amarmos mais.
      “Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz; e eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele” (Mateus 17.1-3). Numa excepcionalidade, na experiência da transfiguração de Jesus, Deus revelou a três apóstolos a essência espiritual de fogo consumidor dos seres, veem não só o espírito do Cristo como de outros dois desencarnados, Moisés e Elias, todos brilhando sobremaneira, como chamas de um puro fogo espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário