domingo, fevereiro 19, 2023

Sejam fortes, não tenham medo!

      “Fortaleçam as mãos frouxas e firmem os joelhos vacilantes. Digam aos desalentados de coração: "Sejam fortes, não tenham medo. Eis aí está o Deus de vocês. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem para salvar vocês." Então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão como as corças, e a língua dos mudos cantará.” Isaías 35.3-6a

      Não podemos ler esse texto de Isaías sem nos lembrarmos do ministério do Cristo na Terra, mas a passagem fala ainda mais que isso. Como em tantas outras profecias bíblicas, vitória e saúde no plano físico são só simbolismos para a excelência da existência espiritual eterna. Se abrirão os olhos dos cegos, se desimpedirão os ouvidos dos surdos, os coxos saltarão como as corças, e a língua dos mudos cantará, olhos, ouvidos, pernas e boca, o que são esses sentidos no plano espiritual? Muitos estão bem sadios em seus corpos, fazem e acontecem no mundo, trabalham, se promovem, acham que veem tudo, que ouvem tudo, que podem ir a qualquer lugar, que podem falar o que querem, mas espiritualmente estão cegos, surdos, coxos e mudos. 
      Muitos vislumbram um mundo físico melhor em várias áreas, utilizam a acuidade científica em todo o seu potencial, mas não querem usar os olhos espirituais, só os intelectuais. Nossa experiência espiritual inicia-se com a abertura de nossos olhos espirituais, esse é o primeiro e mais difícil passo, porque não temos só que abrir os olhos, mas nos livrarmos dos óculos religiosos e olharmos para onde o Espírito Santo ilumina. Muitos abrem os olhos e reconhecem a luz do Espírito, mas continuam usando os óculos religiosos, assim conhecem a Deus, mas filtrados por doutrinas, por dogmas e tradições de homens. Outros abrem os olhos, se livram dos óculos, mas contemplam as trevas, assim se relacionam com espíritos enganadores, não com o Senhor. 
      O segundo nível de iluminação espiritual ocorre depois que enxergamos espiritualmente o lugar certo, ouvimos desse ponto a palavra de Deus, recebemos conhecimento pelo Espírito Santo, que nos ensina e nos fortalece para vencermos o pecado e praticarmos as virtudes morais. Mas ninguém se engane, olhar para o lugar errado do mundo espiritual ou com os óculos das religiões, nos fará ouvir homens ou demônios, esses até têm coisas bonitas e elaboradas para nos dizerem, que poderão nos enganar por muito tempo, se não olharmos para Deus e ouvirmos o que só ele pode nos dizer. Ouvir a ciência é sábio, útil nas mãos de Deus para nos auxiliar nesse mundo, mas a ciência é de homens, sobre a matéria, não pode nos ensinar caminhos morais de vida eterna.
      Sem pernas espirituais não se vai longe, ainda que se pegue um avião para o Rio de Janeiro e se volte no dia seguinte, não se entra nas regiões espirituais mais altas em Cristo. Nas regiões espirituais do Altíssimo só pisam os humildes, pernas espirituais não são força, agilidade e velocidade humanas, mas mansidão e paciência, que não presam a quantidade, mas a qualidade. Quem vê e ouve é livre para se mover, mobilidade espiritual nos dá liberdade, e eis uma orientação aos pais. Ensinem seus filhos, os influenciem positivamente no mais que puderem, mas cientes que não podem defini-los, limitá-los ou encaixotá-los. Eles têm que ter pernas espirituais livres para alcançarem seus objetivos em Deus, onde cada um deve chegar só Deus e cada um sabem.
      O último nível de espiritualidade nos permite falar as palavras de vida eterna com os outros, mas esse nível pode exigir de nós muita sabedoria. Primeiro para não jogarmos pérolas aos porcos, depois para não escondermos lâmpada debaixo da cama, é preciso cuidado e diligência, equilíbrio e fé. A verdade é que quanto mais vemos, ouvimos e andamos, menos queremos falar a respeito, pelo menos com a maioria dos seres humanos no atual estágio de espiritualidade da humanidade. Isso não é por arrogância, não é por nos sentirmos melhores, muito longe disso, mas por nos vermos pequenos diante do conhecimento espiritual mais alto, incompententes para mudarmos as pessoas. Quem tem muito a dizer acaba entendendo que é melhor amar e calar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário