sexta-feira, fevereiro 03, 2023

Haja verdade e paz em nossa boca

      “Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde. O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura por um só momento. No coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham a paz têm alegria. Nenhum agravo sobrevirá ao justo, mas os ímpios ficam cheios de problemas. Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite.Provérbios 12.18-22 

      Há alguns, cujas palavras parecem facas nos penetrando, que soam sempre com violência e arrogância, contudo, a palavra do humilde e que teme a Deus, sempre entrega saúde, esperança, ilumina o caminho e mostra como se pode seguir feliz. Palavras más, ainda que positivas na forma, são falsas, escondem inveja e egoísmo no conteúdo, essas, apesar de parecerem fogo que queima, são só fagulhas, de pouca duração, rapidamente serão esquecidas pelo que teme a Deus. Já o que diz o sincero do bem, mesmo na simplicidade e na mansidão, é fogo que arde e não queima, não destrói, só constrói, mantém vivo o Espírito do Altíssimo, aos humildes leva vida eterna e aos arrogantes declara o juízo. 
      O coração do que foge de Deus, de sua verdade, de sua luz, de seu amor, é como um quarto escuro, fechado, cheio de lixo e de bichos, do lado de fora ouvimos ruídos, confusão, às vezes choro, às vezes risos histéricos. Mas não podemos levar nada a sério, só podemos torcer que a pessoa saia, usando a porta que existe, mas que só pode ser aberta pelo lado de dentro. O coração do que se quebranta aos pés do Senhor sempre acha alegria simples e verdade boa. O humilde tem muitos problemas, mas todos se resolvem com uma oração, o arrogante mesmo quando não tem problema vive um pesadelo, não enxerga a realidade como é, exagera o mal espiritual e se ilude com prazeres vãos do mundo físico. 
      Deus se agrada dos que levam boas notícias aos outros, para isso não é preciso mentir, nem manipular as coisas, basta fé em Deus, Deus sempre tem algo de bom para os que se deixam ser amados por ele. A palavra doce, ainda que manifestada em dor, purifica o espírito de quem fala, renova o espírito de quem ouve, e deleita o coração do pai que derrama abundantemente de seu Espírito sobre todos. Muitos usam palavras enganosas como mantos para se esconderem, acham que serão envergonhados se mostrarem-se como são, têm medo de assumirem suas verdades. Só a verdade de Deus protege, quem a veste não precisa usar de engano, não tem medo de ser visto como é, pacífico e verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário