sexta-feira, fevereiro 17, 2023

Deus salvará o humilde

      “Se te voltares ao Todo-Poderoso, serás edificado; se afastares a iniquidade da tua tenda, e deitares o teu tesouro no pó, e o ouro de Ofir nas pedras dos ribeiros, então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata acumulada. Porque então te deleitarás no Todo-Poderoso, e levantarás o teu rosto para Deus. Orarás a ele, e ele te ouvirá, e pagarás os teus votos. Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos. Quando te abaterem, então tu dirás: Haja exaltação! E Deus salvará ao humilde.” Jó 22.23-29

      As palavras de Jó 22 são sábias, apesar de serem argumentos de Elifaz, um dos amigos que não entendia a provação de Jó, defendia Deus e acusava Jó. Nem sempre nossas vidas são simples assim. É uma visão comum, que não era tão errada para homens do passado porque se adequava ao entendimento que esses tinham da existência humana, mas que persiste hoje, que a vida é uma batalha entre o bem e o mal, assim o bem deve triunfar e o mal deve ser destruído. Se fosse assim Jesus não teria sido crucificado, ele mesmo disse, respondendo a Satanás, que se quisesse Deus enviaria seus anjos para o livrar, mas isso, naquele momento, seria tentar a Deus (Mateus 4.6-7). 
      Não meus queridos, num nível mais elevado de espiritualidade que Jesus foi responsável por entregar à humanidade na nova aliança do evangelho, vitória está na perda, na injustiça ser encarada com humildade, e mesmo em deixar esse mundo sem ser entendido e aprovado por homens, incluindo evangélicos que acham que o melhor de Deus só existe quando homens são prósperos e têm honra aqui. Por isso tantos evangélicos apoiando políticos e lutando para que a tradição judaica-cristã prevaleça na sociedade, querem o que nem Jesus teve aqui, por isso terão dificuldades para receber o que Jesus dá na eternidade. Muitos se surpreenderão naquilo que chamam julgamento. 
      Muitos têm tentado a Deus, pedindo que Deus mande anjos e destrua os inimigos, assim têm se afastado do Senhor, permitido iniquidade em suas tendas, na arrogância de se acharem melhores, com mais direitos por se acharem do lado de Deus. Deus está do lado de todos, evangélicos e não evangélicos, dos da direita e dos da esquerda, e mesmo de ateus, ainda que ele seja fiel com os fiéis, mesmo que esses estejam enganados sobre algumas coisas. Sim, meus irmãos evangélicos, Deus tem ouvido vossas orações, pediram Saul e esse lhes foi dado, ainda que o Senhor nunca o quisesse para vocês, mas um pai de amor não pode permitir que seus filhos sigam errados para sempre. 
      Não, evangélicos, terem evangélicos no executivo, no judiciário e no legislativo, terem vossas igrejas fortes na sociedade não é o que faz de vocês mais espirituais, mais agradáveis a Deus, o reino de Deus não é deste mundo. O catolicismo teve isso por séculos e sabemos muito bem todo o mal que essa religião fez ao mundo, ainda que pregasse o nome de Cristo e esse abençoasse a tantos. Humilhem-se, joguem fora o ouro e as pedras preciosas, vocês não poderão levar isso para a eternidade, vosso tesouro é o todo-poderoso. Virtudes morais que começam na humildade, na santidade e no amor, são a prata que poderão acumular e que terá valor no plano espiritual.
      Oração respondida, negócio bem sucedido, clareza para decidir, salvação do opressor, essas promessas não são para todos, mas para os que buscam a Deus, contudo, elas podem não estar sendo cumpridas nas vidas desses porque esses estão lutando em batalhas erradas. Para Deus abençoar o Brasil basta que uma parte do povo o busque, mas se esses se envolvem em guerras ideológicas, em teorias fantasiosas de conspiração, em polêmicas políticas inúteis, toda a nação sofre. A culpa não é dos que estão em trevas, mas dos que deveriam estar na luz e se exaltam quando Deus pede deles humildade. Acordemos enquanto há tempo para que a disciplina não seja dura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário