quarta-feira, fevereiro 22, 2023

O Senhor conhece o íntegro

      “O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre. Não serão envergonhados nos tempos difíceis e nos dias da fome se fartarão. Os ímpios, no entanto, perecerão, e os inimigos do Senhor serão como as mais belas pastagens: desaparecerão, como desaparece a fumaça. O ímpio pede emprestado e não paga; o justo, porém, se compadece e dá. Aqueles a quem o Senhor abençoa possuirão a terra; e serão exterminados aqueles a quem ele amaldiçoa.Salmos 37.18-22

      Um momento e podemos pôr muita coisa a perder, uma ira não aplacada, um desejo não controlado, uma culpa não resolvida que gera dor e procura qualquer prazer para ser suportada. Mas será que Deus nos julga por um simples momento? Nossa vida é mais longa que um momento, é complicada, não somos definidos por um erro, mas por várias escolhas certas, feitas dia a dia, ano após ano. Deus nos acompanha, nos pesa. Para nos julgar? Sim, ele é o justo juiz, mas não para nos condenar, Deus não condena ninguém, apenas está perto dos que dele se aproximam e longe dos que dele se afastam. 
      Na distância há o amor do Senhor que pacientemente espera que nos aproximemos dele, usando o Espírito Santo e seres espirituais de luz para nos atraírem, aguardando que façamos a melhor escolha. Na proximidade há misericórdia de Deus, mesmo se for num momento de deslize nosso, o Senhor sabe quem somos, de verdade, lá no fundo, o que persistimos em ser. O Senhor conhece nosso coração, aquilo que ele é na maior parte do tempo, aquilo que ele agregou à sua essência eterna, se é íntegro ou ímpio. De boas intenções o inferno está cheio? Não, mas o purgatório está, uma posição de pausa. 
      Ter boas intenções em si mesmo é um valor, Deus contempla isso e recompensa, obviamente não podemos passar toda nossa existência assim, é preciso convertermos fé em obras. Íntegro é alguém inteiro, completo, irrepreensível em sua conduta, honesto, incorruptível. Com certeza nenhum de nós sentimo-nos assim, nos achamos, ao contrário, partidos, imperfeitos, incoerentes tantas e tantas vezes. Integridade é converter boa intenção em prática, é isso que Deus julgará na eternidade, na maior parte do tempo que tivemos encarnados no mundo, mas cuidado, ninguém sabe quanto tempo tem aqui. 
      Alguns mostram integridade em trinta anos de vida, outros em sessenta, outros viverão noventa anos e não conseguirão ser íntegros no bem. Deus é misericordioso, mas ainda que seu amor não tenha fim, sua misericórdia tem, ele não pode permitir que nos enganemos para sempre, justamente porque nos ama sempre. Dessa forma, por nos amar pode ter que pôr fim num modo errado de vida e nos chamar para um juízo. Bem-aventurado o que sofre esse juízo ainda no plano físico, esse terá uma nova chance para acertar seu caminho, e ainda que todo juízo de Deus seja duro, aqui é menos duro que lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário