domingo, fevereiro 12, 2023

Inimigo é bênção!

      “O Senhor, porém, será juiz, e julgará entre mim e ti, e verá, e advogará a minha causa, e me defenderá da tua mão. E sucedeu que, acabando Davi de falar a Saul todas estas palavras, disse Saul: É esta a tua voz, meu filho Davi? Então Saul levantou a sua voz e chorou. E disse a Davi: Mais justo és do que eu; pois tu me recompensaste com bem, e eu te recompensei com mal. E tu mostraste hoje que procedeste bem para comigo, pois o Senhor me tinha posto em tuas mãos, e tu não me mataste. Porque, quem há que, encontrando o seu inimigo, o deixaria ir por bom caminho? O Senhor, pois, te pague com bem, por isso que hoje me fizeste.” I Samuel 24.15-19

      “Inimigo é bênção? Mas como assim? Quero mais é me livrar desse traste”. Pensar assim não é incomum, é reação normal da maioria de nós, contudo, é preciso entender que isso reflete uma ótica de vida neste mundo, e mesmo se for visão bíblica, é só do antigo testamento. Como vemos nossas vidas? Como guerras contra inimigos físicos para termos sossego e prosperidade material? Ou enxergamos além, como provações para aperfeiçoamento moral que construirá em nós seres espirituais com direito ao céu no outro plano? Entender o conceito “inimigo” é compreender a própria eternidade. 
      Não viemos ao mundo para fazer amigos, mas para desfazermos inimizades. Amigos acharemos e não teremos dificuldades para mantê-los, eles nos ouvirão, nos suportarão, nos ajudarão sem que precisemos ser mais que o que nascemos sendo. Contudo, são os inimigos que nos mudam para melhor, isso não significa que conseguiremos transformar maus em bons, que podemos mudar as pessoas, nem significa que temos que converter todos os inimigos em amigos. Mas se queremos mudar a nós mesmos teremos que aprender a nos relacionarmos com o inimigo do jeito realmente certo. 
      Já refletimos sobre o texto bíblico inicial em “Davi, paciência para militar” (leia todo I Samuel 24 para entender melhor o assunto), essa passagem talvez relate o exemplo bíblico mais emblemático sobre alguém agir de maneira correta com um inimigo. Deus teve vários propósitos com a teimosia de Saul em não mudar de atitude, nem ceder seu lugar de rei a Davi, propósito com a nação de Israel, propósito com Saul, propósitos com as famílias de Saul e de Davi, mas muito propósito com a pessoa de Davi. Davi só ficou totalmente pronto para ser rei depois que enfrentou de forma correta o inimigo. 
      Inimigos são bênçãos de Deus em nossas passagens na Terra, quem acha que só terá paz quando se livrar de todos eles e que isso é imprescindível para que seja feliz, nega o principal motivo de viver neste mundo. Não são os amigos que nos mudam, esses no máximo nos alegram quando atingimos certas posições, são os inimigos, para pior ou para melhor, dependendo de nossa perseverança em sermos seres humanos que obedecem e agradam o Senhor. Superar inimizades de maneira espiritual nos faz subir de nível, quem deseja crescer deve enfrentar inimigos, não fugir deles ou odiá-los. 
      Ninguém teve mais inimigos que Jesus, e nem eram inimigos pessoais dele, ainda que achassem que fossem, eram de toda a humanidade. Cristo os venceu do jeito mais certo, chegando às últimas instâncias disso, dando a própria vida. Jesus ensinou que vitória se conquista superando inimigos do jeito certo, morrendo por eles, isso é bem diferente da ótica do antigo testamento que dizia que inimigos Deus os dá em nossas mãos para que nós os matemos. Inimigos não precisam de aniquilação, mas de transformação, ajudamos nesse processo quando damos a eles exemplos de verdadeiros amigos. 
      Davi venceu seu inimigo Saul dando a esse o resgate de sua vida, podia tê-lo matado, tinha esse direito, teve oportunidade para isso, mas não o fez. Davi agiu no exemplo de Cristo, a isso Saul reagiu, “Saul levantou a sua voz e chorou, e disse a Davi: mais justo és do que eu, pois tu me recompensaste com bem, e eu te recompensei com mal, o Senhor me tinha posto em tuas mãos e tu não me mataste; porque, quem há que, encontrando o seu inimigo, o deixaria ir por bom caminho? o Senhor, pois, te pague com bem, por isso que hoje me fizeste”. Que bênção ouvir essas palavras da boca de um inimigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário