quarta-feira, fevereiro 08, 2023

Nos esforcemos e oremos!

      “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.Isaías 55.6

      Imagine uma situação onde você não esteja passando por um problema muito sério, sua vida está significativamente tranquila, você já orou pelos problemas mais graves, eles foram resolvidos, agora você se sente bem, mas mentalmente cansado. Isso faz com que você não busque tanto a Deus, mesmo que não pratique uma vigilância mais persistente, você se sente protegido, ainda que sem forças para orar e se consagrar. Então, algo acontece, você recebe um telefonema avisando que um parente teu está enfermo e que você precisa ir urgente ao hospital, nesse momento todo o teu desânimo desaparece, você acha forças para pegar o carro, ainda que seja no meio da noite, e ir até o hospital ver o parente. Algo assim já não ocorreu com você? 
      Pois bem, entender que Deus deve ser buscado, ainda que você não tenha forças, vontade ou tempo para isso, ou que tenha alguma contingência para isso, isso é reconhecer que Deus está perto. Você não precisa estar com uma necessidade urgente, nem com o coração cheio de vontade, mas se consegue  entender que deve buscar ao Senhor apesar disso e o busca, pois bem, Deus está próximo de você e você se sente bem com isso. Sempre sentimos Deus perto? Nem sempre, isso tem propósito para Deus, sermos diligentes em buscá-lo e sermos gratos por exercermos essa busca. Talvez um dia isso não seja mais possível, aproveitemos então enquanto é, nos esforcemos para isso, ainda que achemos que não precisamos ou que não temos vontade. 
      A verdade é uma só, busquemos a Deus com vontade ou sem vontade, a tempo, no tempo ou fora do tempo, achemos de algum jeito tempo e vontade para isso, ainda que nosso emocional esteja triste e nosso racional esteja exausto. Ainda que nos falte ar, busquemos a Deus, afinal, Deus é nosso ar espiritual, sem ele desfalecemos, ainda que nos falte alegria, busquemos a Deus, o Senhor recompensa com felicidade e paz aquele que pela fé o busca, não porque pode ou precisa, mas porque é o certo a se fazer. Eu creio que Deus, pelo muito amor que tem por todos nós, sempre nos atrai à sua presença, nisso ele nos dá forças, mas a vida é longa, complicada, nós, seres volúveis e infiéis, assim nossa alma muda, muitas vezes teremos só que crer e fazer. 
      Muitos cristãos não sabem a importância da oração, até agradecem pelo alimento, louvam a Deus nas igrejas, pedem quando uma necessidade material urge, mas não entendem que somos nós que conectamos Deus ao mundo. Quando oramos a luz do Altíssimo bate em nós e reflete naqueles pelos quais oramos, e mesmo naqueles pelos quais não oramos, mas estão ligados a nós de alguma forma. O mundo é espiritualmente iluminado pela vida de oração dos amigos íntimos de Deus. Eu sei que muitas vezes não vivemos uma vida adequada à chamada espiritual que recebemos, mas não importa, sejamos humildes, clamemos pelo perdão em Cristo, e desempenhemos nossa vocação com fervor, essa é a batalha que Deus nos chama a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário