segunda-feira, fevereiro 27, 2023

A verdade vem para a luz

      “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.João 3.19-21

      Abrir os olhos para a verdade, a nossa e a de Deus, nos faz entender a relevância de Jesus assim como o sentido maior de nossas existências. Isso enxerga o espírito como superior à matéria, mas principalmente, o amor como superior à glória humana. A glória humana não busca necessariamente o mal, o egoísmo, a vaidade, mas enaltece o humanismo, o homem como único responsável pelo seu bem, dos outros seres humanos e do planeta. Temos visto muito isso nos dias atuais, e esse é o pior tipo de “satanismo”, usando um termo que tanto cristãos como ateus podem entender de um jeito errado. 
      Sim, cristãos, “Satanás” pode representar um ser espiritual do mal, rebelde à melhor vontade de Deus, ainda que absolutamente sujeito a ele, mas isso é muito menos que o termo pode representar em termos negativos. “Satanás” é a antítese de Deus, não necessariamente como ser espiritual, mas como conceito, e o humanismo, que a mídia e os poderes deste mundo tanto celebram, ainda que lute por causas justas e necessárias, pode ser satânico quando nega o Deus verdadeiro. Mesmo que se comece bem intencionado, se nega-se Deus acabará mal, porque nega-se a luz moral e coloca-se em trevas. 
      A princípio os que têm boas intenções, mas não creem em Deus, até podem não se incomodar com a luz, em trevas não se sabe de nada, inclusive que se está em trevas, e repito, ainda que esses bem intencionados sejam pessoas bem informadas, eruditas, inteligentes e profundas conhecedoras da ciência e dos sistemas deste mundo, economia, política etc. Também não estou com isso demonizando a ciência, de forma alguma, mas estou dizendo que sem a luz de Deus nem a ciência pode ajudar, ainda que os que estejam totalmente na luz mais alta não neguem de maneira alguma a bênção da ciência. 
      Entretanto, com o tempo, a alma sem a luz mais alta de Deus seca-se, amarga-se, condensa a malícia, não a sabedoria, fica paranoica, vê inimigos fora dele quando seu inimigo são seus olhos fechados para às verdades, nisso o pior do ser vem à tona. As trevas interiores se percebem, e ao invés de buscarem luz, constroem identidade baseada nelas, em sua visão de mundo, os que estão em trevas sempre se sentirão incomodados pela luz, essa dói em seus olhos. Muitos líderes religiosos judeus do primeiro século estavam assim, cegos e incomodados com a luz de Deus manifestada na carne em Jesus.
      Pode parecer estranho, mas às vezes pessoas que gostamos, que nos parecem ter vidas corretas, pessoas inteligentes e até bem educadas, podem se incomodar com gente mais simples, com poucos atributos externos ou materiais para se imporem, mas que por terem os olhos espirituais abertos para a luz mais alta de Deus têm espíritos que queimam como fogos consumidores. Jesus não precisava dizer nada, só seu olhar já revelava a chama que lhe habitava, isso deixava extremamente desconfortáveis aqueles, ainda que aparentemente bons religiosos, tinham seus espíritos em trevas profundas. 
      Enquanto no plano físico, habitando a matéria, vestidos de pompas e circunstâncias, as trevas podem ser camufladas, ainda que os que as tenham cheguem em momentos de suas vidas que não conseguirão mais escondê-las, principalmente diante de quem tem a luz de Jesus dentro de si. Mas na eternidade não haverá mais capas ou máscaras, o juízo é exatamente isso, nossos espíritos sendo confrontados com a luz do Altíssimo. Uns fecharão os olhos e cairão no abismo do inferno, em trevas e tormentos, outros humildemente conseguirão abrir os olhos e subirão para a luz mais alta, o céu. 
      Por isso não precisamos reagir a quem nos ataca, atacam por se sentirem incomodados, cairemos em suas astúcias se nos incomodarmos também, e quem está em paz com Deus não precisa se incomodar com nada, principalmente com mentiras. Não é fácil, mas temos que confiar que a luz cumpre sua missão só por existir, silenciosamente. Como este mundo precisa hoje da luz mais alta, que ilumina discretamente, sem entrar em polêmicas, em defesas de quem se sente acusado por saber que suas obras são más, esses até conseguem fugir do juízo aqui, mas não escaparão do juízo vindouro e eterno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário