segunda-feira, fevereiro 20, 2023

Forte muro de bronze

      “Por que dura a minha dor continuamente, e a minha ferida me dói, e já não admite cura? Serias tu para mim como coisa mentirosa e como águas inconstantes? Portanto assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles. E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o Senhor. E arrebatar-te-ei da mão dos malignos, e livrar-te-ei da mão dos fortes.
  Jeremias 15.18-21

      Um dia nós acordamos e a vida está diferente, percebemos que não precisamos fazer força para achar a paz melhor e segurá-la, o sofrimento teimoso ainda que muitas vezes calado, inerente às nossas existências, simplesmente parece ficar mais fácil suportar. Ninguém se engane, isso não acontece como mágica, ainda que pareça acontecer assim, é efeito de trabalho, da insistência de olharmos um objetivo e perseverarmos no caminho reto ao seu encontro por anos, não sendo parado ou desviado pelas margens tenebrosas, onde há armadilhas dos prazeres passageiros e do mal complicado do mundo.
      Não sei você, mas minha vida não foi fácil, nem foi com relação a sustento financeiro, nisso tive oportunidade de fazer uma faculdade e só começar a trabalhar já com um nível superior de ensino. Ainda que tenha começado uns quatro cursos diferentes e nunca tenha terminado algum deles, transitando pelas áreas da música, da computação, da teologia e das ciências sociais, me considero um autodidata, principalmente na literatura e na filosofia. Emocionalmente minha vida parece interagir com a área profissional, no sentido de ser diversificada, cheia de altos e baixos e de mudanças geográficas. 
      Aos sessenta e poucos anos não cheguei inteiro, não no corpo, ninguém chega, mas como disse Paulo, “não desfalecemos, ainda que nosso homem exterior se corrompa, o interior se renova de dia em dia” (II Coríntios 4.16), assim é impossível não colhermos enfermidades físicas e emocionais depois de passarmos tanto tempo lutando contra nossas fraquezas e as dos outros. Mas é útil que seja assim, cicatrizes são medalhas de guerras vencidas, mesmo sendo medicações que às vezes temos que ingerir para termos noites de sono regular, e nem toda consagração e oração nos livrarão disso na velhice.
      O segredo é não desistirmos, não sermos presas da vaidade e do orgulho, que buscam aprovação e honra de homens, que inventa mil desculpas para não ser verdadeiramente humilde e pacientemente amoroso, que confia em ídolos, em si mesmo, num falso cristianismo, não no Altíssimo. O segredo é entendermos que viver é se preparar para morrer, construir valores para a eternidade, não só deixar reputações e bens materiais neste mundo. Se tivermos a alegria de filhos, a melhor herança que eles podem receber de nós é temor a Deus, só isso lhes entregará a felicidade que resiste ao tempo e ao mundo.
      O texto bíblico inicial é muito especial para mim, o Espírito Santo entrega-me desde o início de minha juventude, e sempre fala comigo de maneira renovadora. Ele não se refere à aniquilação de inimigos, mas ao fortalecimento do que obedece a Deus, não fala de mudar os outros, mas a nós, a vitória está em nossa persistente resistência. Pois é, um dia você acorda e se sente como um forte muro de bronze, os opositores ainda baterão em você, mas não farão mais diferença, não te farão sofrer, não roubarão tua paz, não tocarão no que você tem de melhor e que construiu, não fora, mas dentro de você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário