quarta-feira, março 29, 2023

A ti cabe dominar teu desejo (2/4)

      “E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.Gênesis 4.7b-8

      Pelo texto bíblico abaixo podemos ter a impressão que a vida de Caim e Abel era solitária, que não tinham muita gente para conviver, mas eu não creio que foi assim com Caim e Abel verdadeiros, e penso que houve uma história real na qual o mito foi estabelecido. Que seja, aprendamos a lição como Deus nos permite aprender pelo texto registrado por Moisés, se Caim só tivesse que conviver com Abel isso já seria suficiente para que o ponto de seu caráter que precisava ser tratado fosse confrontado. Ninguém se engane, se Deus quer tratar-nos achará um jeito, independente do ambiente externo, das pessoas com que vivemos, de nossa profissão ou de nosso nível financeiro, ninguém vem ao mundo de férias, sempre há propósito. 
      Há nisso uma lição, o tratamento mais pesado a que Deus nos submete é com aqueles que vivem próximos a nós, principalmente pais e irmãos. Deus insistiu em abrir os olhos de Caim, “se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar”, simples assim, e eis a luta de todos os seres humanos e de todos os tempos resumida, encarar tendências prejudiciais e vencê-las. Contudo, hoje parece que o mundo incentiva jovens a fazerem justamente o contrário, deixarem correr soltos desejos e impulsos. Por exemplo, se as mulheres querem andar expondo seus corpos, em qualquer hora e lugar, podem, se algo ruim ocorrer a culpa não é delas, mas de homens que não se controlaram. 
      Entendam-me certo, não sou falso moralista e muito menos sexista, não culpo mulheres, não digo que elas se vitimizam, por outro lado não inocento homens e muito menos os demonizo, com equilíbrio e bom senso pode haver liberdade para todos, respeito e boa moral que prioriza o espírito, não o corpo. Mas a orientação de Deus é clara, a ti cabe dominar teu desejo, aqui desejo são coisas ruins, ou inconvenientes que apesar de a princípio serem boas podem desencadear algo ruim. Tem gente tendo intenção boa e não sendo ativamente errada, mas fazendo isso no lugar errado, na hora errada e com pessoas erradas, o resultado é que algo dará errado, numa passividade irresponsável que o mundo chama de direito. 
      Voltemos a Caim e Abel, olhando a história pelo lado de Abel ele parece ter recebido uma injustiça, não tido oportunidade para se defender dela e simplesmente sido mandado para o outro mundo antes do tempo. Mas como sempre o ponto de vista de Deus é o que explica tudo com justiça, Abel cumpriu sua missão, sofrendo violência e traição? Sim, mas que importa, ele estava no centro da vontade de Deus e foi usado pelo Senhor, ainda que fosse só para trazer à tona a verdade sobre Caim, um mal que ele escondia bem. Sejamos sábios, só saberemos de fato nossa missão neste mundo na eternidade, e pode ser algo bem mais subjetivo que achamos que é, algo que homens não dão valor, que só Deus vê e dá um valor eterno. 
      Muitos se acham como perdedores porque não conhecem, e se conhecem não aceitam, suas missões principais no mundo, querem ser uma coisa, acham que isso é o mais importante, e como não conseguem ser, frustram-se. Muitos estão fazendo a vontade de Deus e não sabem, ou não aceitam que estão, Deus os usa e ainda assim não são felizes. Fazer o que se gosta e gostar do que se faz, diz o ditado. Caim queria ser Abel, por isso o invejava, mas não sabia que a missão de Abel era morrer por ele, a exemplo de Cristo. Se soubesse disso será que Caim invejaria o irmão? Quem não ama a ponto de morrer por alguém viverá ainda que matando alguém, não necessariamente matando a pessoa, mas assassinando sua reputação.
      Morremos por alguém quando dominamos nosso egoísmo, nossas vaidades, nosso desejo de prevalecer, de darmos a última palavra, de nos aparentarmos como superiores. Mas quem não se aceita não amará, não se sentirá satisfeito, invejará e será um assassino, ainda que só de reputações. Abel também devia ter desejos que devia dominar, todos temos, mas pelo que entendemos na Bíblia ele teve vitória, ainda que para o violento Caim tenha sido um fraco vencido por sua inveja. Não importa, Deus sabe quem somos, não se deixa enganar pela aparência, por isso aceitou o sacrifício de Abel e não aceitou o de Caim. Felizes os que ainda que tendo que morrer de algum jeito no mundo, terão vidas agradáveis ao Senhor na eternidade. 

—————#—————

      “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um homem. E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 
      E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
Gênesis 4.1-10
 
Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário