sábado, março 18, 2023

Davi, Saul ou Samuel? (1/2)

      “E o Senhor tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. 
      Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem. Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar. Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
  I Samuel 3.6-10

      Quem nasceu para ser pedreiro (e aqui não há nenhum preconceito com essa honrosa profissão), até poderá tentar ser outras coisas, mas só será feliz sendo pedreiro, ainda que o que construa caia sobre as cabeças das pessoas. Assim, há uma segunda lição, não basta saber o que se é e se ter coragem para ser, tem que saber como, onde e quando ser, no caso do pedreiro, como usar adequadamente tijolos, cimento, estruturas, telhas e outros elementos. Eu penso que cada um de nós tem uma missão ou chamada a cumprir no mundo, primeiro em nossa evolução moral, depois em nossas carreiras profissionais onde nos relacionamos diretamente com muitas pessoas.
      No mundo atual, entretanto, habilidade profissional é um conceito bem mais abrangente que era antigamente. Hoje, para terem mais chances de prosperidade, todos precisam exercer várias habilidades, como conhecimento de tecnologias, de computadores, de internet, de pelo menos o idioma inglês, mas tudo isso poderá ser só ferramenta para um foco profissional específico. Contudo, ainda que essa missão venha conosco no nascimento, precisamos nos informar, nos capacitar, com estudo e experiência prática, para exercer uma chamada com eficiência, tornando-a bênção e não maldição. 
      Pior que fazer a coisa errada é fazer a coisa certa do jeito errado, o prejuízo pode ser maior, e fazer errado não é só fazer sem competência, mas mesmo que com competência fazer com intenção moral errada. A missão não somos nós que escolhemos, é Deus quem dá, e se nos dá é para que seja bênção para nós e para os outros, portanto, com boa qualidade moral na execução e nos frutos. Quem faz a coisa errada ficará restrito, pois faz algo sem competência, mas o que faz a coisa certa mal intencionado usará sua melhor competência e atingirá mais pessoas com sua irresponsável e má intenção. 
      Samuel, o juiz que Israel rejeitou, um personagem importante na Bíblia, que muitos não dão o valor que merece. Preferem Moisés e Davi, que foram honrados pelos israelitas e que fizeram grandes atos no poder de Deus, mas desconsideram aquele que fez um ato a exemplo de Cristo, humildemente abriu mão de sua chamada respeitando a escolha de um povo rebelde. Não era vontade de Deus que Israel tivesse um rei, muito menos que esse rei fosse Saul, e aqueles que acham que se Deus dá é algo bom e certo, cuidado, mesmo coisa ruim e errada Deus permite, na insistência errada (I Samuel 8.6-7).
      Se Israel teimou em querer o que não deveria ter, Samuel demorou para receber o que Deus queria lhe dar. “Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor”, quantos mistérios há na vida e mesmo na morte de Samuel, começando por sua chamada. Quem não recebeu a manifestação da palavra de Deus não tem ouvidos espirituais para discernir a voz do Espírito. É Deus quem toma a iniciativa de manifestar, mas o homem deve estar preparado, muitas vezes prestando atenção à voz de Deus e só conseguindo discerni-la depois de algum tempo. 
      Muitos cristãos, católicos e evangélicos, estão há anos em igrejas, são fiéis às suas religiões e profundos conhecedores de suas doutrinas e liturgias, mas na verdade estão como Samuel nas duas primeiras vezes que o Espírito o chamou, respondendo a homens, não a Deus, e achando sinceramente que obedecem a Deus. Assim crenças vivas se transformam em religiosidades mortas, que na prática não funcionam mais como libertação de pecado e perdão de culpas, mas que muitos mantêm por costume e para terem aprovação social. Não conhecem a missão de Deus para eles por isso não podem ser felizes.

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário