sábado, março 25, 2023

Navegue no Espírito

      “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.Gálatas 5.25

      O ser humano tem um trabalho principal em sua trajetória neste mundo: achar o Espírito de Deus. Apesar desse Espírito estar por toda parte, chamando a todos e sempre disponível, nossa existência encarnada pode dificultar nossos sentidos espirituais de perceberem esse Espírito, assim, é preciso algum esforço para achá-lo. O tipo de trabalho, sua extensão, e o tempo que cada ser humano usa para achar o Espírito de Deus, variam de ser para ser, depende do quanto cada um está ligado aos valores materiais. Estar preso à matéria não é só afeiçoar-se de maneira exagerada aos apetites do corpo, aos prazeres físicos e mundanos, mas também é depender demais de aprovação dos homens e da glória do mundo.
      Assim, muitos precisarão provar sofrimentos para serem libertados da ilusão do mundo, só a dor, a perda, o abrir mão, a morte, libertam o espírito da matéria. Mas novamente, o que cada um precisa fazer e quanto para aceitar a dor e deixar ir a ilusão, é variável. Muitos entenderão a relevância do Espírito de Deus logo na juventude, outros envelhecerão ainda iludidos pela glória do mundo, e ainda que sejam bons cidadãos e bons religiosos, viverão para si e para os homens, não para Deus. Quando enfim o ser humano “vê” o Espírito de Deus e se coloca nele, é aí que vida eterna se inicia, o ser entende que só precisa fazer um esforço, descansar plenamente no Espírito de Deus e se deixar levar por ele, acima da matéria. 
      No início de minha jornada com o cristianismo tradicional, aos dezesseis anos numa igreja Batista tradicional, eu era ensinado, esse ensino achava apoio na formação familiar que eu tinha recebido até então, que precisava ter períodos diários de leitura bíblica e de oração. Querendo ou não, gostando ou não eu precisava ter vida devocional diária. Eu agradeço a quem me deu essa orientação, minha geração, diferente das que vieram depois, sabia obedecer e colheu até hoje os frutos da obediência, fazer o que é preciso, ainda que não seja agradável. Isso construiu em mim uma base de conhecimento bíblico que fundamenta minha prática de vida até hoje, me deu um sol no horizonte que me direcionou, não me deixando perdido. 
      Numa fase mais infantil temos que ser tratados como crianças, com regras e experiências dos outros, isso é adequado principalmente nos tempos de nossas vidas que ainda temos pecados básicos e sérios a serem vencidos. Essa fase infantil é variável nas vidas dos seres humanos, muitos serão homens crescidos no corpo, conhecedores de Bíblia, servos fiéis em igrejas, mesmo líderes e pastores, e ainda estarão nela. Muitos nunca amadurecerão o suficiente para saírem dessa fase, e creiam, para esses é mais sábio que não saiam, melhor entrar no céu como criança que perder-se como adulto. Muitos têm experiências espirituais profundas fora do cristianismo, mas estão perdidos, sabem muito, mas moralmente praticam pouco. 
      Deus é sábio, sabe o que cada um está preparado para saber, e aqueles que já controlaram a si mesmos, a paixões e egoísmos, entenderão que não somos nós que invocamos a presença do Espírito, mas é o Espírito quem nos chama. Basta-nos estar nele, em sintonia com ele, em todo o tempo, e saberemos quando orar, quando buscar uma palavra na Bíblia ou diretamente dele. Mas isso, repito, é para os que aprenderam a vigiar em todo o tempo, a temerem a Deus silenciosamente, a manterem ouvidos espirituais abertos para ouvirem quando o Espírito de Deus orienta a falar ou fazer algo. Vou dizer algo que muitos não estão preparados para ouvir: não ore a Deus sem sentir uma chamada clara do Espírito Santo para isso.
      Mas Paulo não orienta “orai sem cessar” em I Tessalonicenses 5.17? Sim, mas esse orar não é interceder, onde se fala e se espera resposta imediata de Deus, é ouvir. A excessão é adorar, isso, sim, devemos fazer sempre. Certas intercessões, de libertações, de pedidos específicos sobre coisas muito importantes, só devem ser feitas com a unção do poder de Deus, nem antes, nem depois. Quando fazemos isso fazemos obedecendo uma ordem de Deus, que sabe o momento certo de certas “batalhas espirituais” serem feitas, então, Deus, que tem o universo, os sistemas deste mundo e a mecânica do plano espiritual em suas mãos, responderá. Vigie, esteja atento, mas só ore quando Deus mandar, nesse momento a resposta poderá ser conhecida. 
      Muitas vezes sofremos o seguinte dilema: sabemos que temos uma questão séria a ser resolvida, sabemos que temos que orar a Deus a respeito, sabemos que Deus nos dará a melhor resposta e que nos dará capacidade e consolo para aceitarmos e praticarmos essa resposta, mas simplesmente nos sentimos sem ânimo para orar. A regra é: insista mesmo assim, se não tem vontade, vai sem vontade mesmo e com fé, ainda que seja pequena. Contudo, vivendo com Deus, com o tempo aprendemos que muitas vezes temos que esperar e descansar em Deus, não só o universo é preparado e precisa de tempo, nós também. Deus respeita todos os limites e sincroniza todos os tempos, para que sua melhor vontade seja exteriorizada.
      Não é a tua fé que resolve um problema ou coloca o poder de Deus em ação, mas a tua obediência, a maior prova de fé que podemos dar a Deus é obedecê-lo. Muitas vezes, vendo que estamos desanimados e cansados, ele segura as consequências do problema, para que não nos atinjam, e aguarda até que estejamos restabelecidos, para nos dar a honra de sermos participantes da vitória através de uma oração sincera e convicta. Deus não precisa de nós, muito menos da nossa fé ou de nosso louvor, mas se nos deixarmos conduzir pelo Espírito faremos parte de algo muito maior que nós, que nos abençoará, assim como a muitas outras pessoas, de maneira fantástica e misteriosa, como são sempre as providências divinas, creia nisso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário