domingo, março 12, 2023

Vossa tristeza se converterá em alegria

      “Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.João 16.20

      Seguir em direção a Deus dói, sim, achamos consolo, conhecemos a melhor paz, mas há sofrimento. O motivo é simples, perto de Deus somos iluminados e a luz moral do Altíssimo expõe nossas imperfeições, a verdade faz doer. Quem não quer seguir para Deus inventa motivos para dizer que ele não existe como ele realmente é, diz que crer no mundo espiritual é coisa de ignorante, que culpa é para fracos, com isso fica em trevas. Com as luzes apagadas não se vê defeitos, não se sabe a verdade, há o torpor da irresponsabilidade moral, que não assume erros nem sente culpas, assim não se sofre. 
      Quem quer ser feliz neste mundo sempre, prefere ficar longe de Deus, quem se aproxima do Senhor se aproxima da dor, mas só a dor aperfeiçoa, faz melhorar, e só quem busca melhorar entende a verdadeira razão de estar neste mundo. Pode ser duro o que vou dizer, mas não viemos para este mundo para sermos felizes, viemos para sofrer, viemos para sentir dor. Mas não se desespere, quem aceita humildemente esse tratamento, quem aceita a verdade e busca com todo o coração ser alguém melhor em Deus, acha a paz, é tratado de forma diferenciada pelo universo, sabe onde anda porque está na luz. 
      Você já deve ter percebido que algumas pessoas parecem não sofrer muito, isso acontece com gente diferente, de níveis financeiros e intelectuais distintos. Essas pessoas têm problemas, e acredite, piores que os daqueles que se aproximam do Senhor e assumem a verdade, mas elas conseguem se livrar da dor e seguirem em frente. Fazem isso principalmente jogando a culpa nos outros, dizendo que elas estão certas, que são as outras pessoas que não estão agindo corretamente. Já você, que segue para Deus, sente uma aflição constante, uma cobrança permanente, é a luz de Deus tratando tua vida. 
      É importante que fique claro que a dor dos filhos da luz, que não é de pecado não resolvido ou de ansiedade não entregue ao Senhor, existe, mas é curada na humildade, assim a luta do que segue para Deus não é para anular a dor, mas para permanecer humilde. Aquele que nega essa dor insiste na arrogância, coloca-se acima do sofrimento, foge do Senhor, por isso consegue ter no mundo mais alegria que os filhos da luz. Entretanto, na eternidade, onde todos são confrontados com a luz mais alta, onde não há como fugir do juízo, os que aqui sofreram corretamente terão alegria duradoura. 
      Temos vivido um momento onde a mensagem pregada pela mídia e outros poderes é de negação da dor, ninguém quer sofrer, ou pior, mostrar que sofre, a imagem nas redes sociais tem que exibir um ser humano sempre maquiado, bem vestido, festejando. Não negamos que o objetivo final do ser seja a felicidade, mas a verdadeira felicidade não se consegue neste mundo e muito menos do jeito que se é pregado. É preciso muita dor no plano físico, digerida da maneira certa, esculpindo valores morais na pedra dura do ego humano, para que se possa colher felicidade, e isso só no plano espiritual.
      Desculpe-me ser humano pós-moderno, não posso esconder de você a verdade, o evangelho de Jesus não é livro de auto-ajuda, palestra motivacional ou filme da Disney. Todo o dinheiro que se pode gastar em academias, dietas alimentares, cirurgias plásticas, viagens, bebidas, festas, roupas, tênis, celulares, remédios ou psicoterapia, não trará felicidade, só aumentará o buraco da alma para caber mais vazio. O arrogante que foge de Deus adentra mais as trevas, isso faz com que se engane mais, longe da luz do Altíssimo só há mentira. Quantos sofrem enquanto alguém não assume sua verdade?
      No texto bíblico inicial João registra o momento quando Jesus revela aos discípulos que eles ficariam sem ele, que isso os deixaria tristes, enquanto os outros estariam felizes, mas Jesus diz que depois os discípulos estariam felizes novamente com a presença do mestre. Vossa tristeza se converterá em alegria, como tantas passagens bíblicas, essa possui mais de uma camada de interpretação, a mais próxima dos discípulos naquele momento é que Jesus morreria e ressuscitaria, mesmo nessa interpretação há um milagre que os discípulos não estavam preparados para entender, só entenderiam depois.
      Mas a interpretação mais abrangente tem a ver com as vidas de todos os seres humanos, de todos os tempos, que creem em Deus e caminham espiritualmente em sua direção. A lição do texto segue o princípio que permeia todo o evangelho, que diz que se ganha quando se perde, que se vive quando se morre, assim só haverá alegria quando houver tristeza para se transformar nela. Mas como querem ter alegria na eternidade os que querem ter alegria no mundo, mesmo em nome do que muitos creem ser o evangelho? A lição não é alerta só para os do mundo, mas também para muitos da igreja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário