quinta-feira, março 16, 2023

O resto não importa

      “Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.” Apocalipse 2.25

      Uma das razões para sofrermos nesta vida é querermos guardar e levar conosco coisas desnecessárias. O que de fato temos que reter e conduzir conosco até que se findem nossos dias neste mundo? Paz com Deus. Só isso? Sim, só. Mas tem que ser uma profunda e verdadeira paz com o Senhor, que só temos quando estamos em íntima comunhão com ele, conhecendo sua vontade, fazendo sua vontade, assim tendo as prioridades certas nesta vida e nos preparando devidamente para a outra vida.
      Quando temos paz com Deus somos aprovados por ele, o agradamos como filhos, por isso mesmo que o mundo nos peça coisas, bens, dinheiro, posições profissionais, aprovações de grupos, que podemos perder para permanecermos em paz com Deus, não fará diferença. Muitos querendo manter antigos negócios de família, reputações baseadas em concessões, perdem a paz, assim ganham tudo, menos o mais importante. Paz com Deus nos permite conquistar virtudes morais, dessas não abramos mão. 
      Mas que não sejamos obsessivos, conquista de bens e de status profissional podem se tornar uma obsessão, como tal não terem fim, nunca satisfazendo. As virtudes morais que adquirirmos quando andamos em paz com Deus são infinitas e eternas, diferentes de bens materiais que sempre envelhecem e podem ser destruídos. Contudo, ainda assim nossas capacidades para adquirirmos virtudes são limitadas, por isso estejamos em paz com o que conquistamos e seguremos isso com humildade. 
      Os mais velhos entenderão melhor esta reflexão, chegamos num ponto, onde por mais sinceros e crentes que sejamos, nos veremos limitados para sermos melhores. Alguns pecados continuarão nos assediando dia a dia, algumas fraquezas, mas não desistamos, peçamos perdão, nos perdoemos, e não coloquemos todos os nossos anos de trabalho a perder por causa de algo que até agora não conseguimos superar. Não aprendemos só lutando e vencendo, mas também parando de lutar e aceitando certas coisas. 
      Deus pode permitir que vivamos tendo que aceitar limites para que não dependamos de nossa perfeição para termos paz. Com aceitar limites não me refiro a não chamar pecado de pecado e a não buscar perdão para ele, desejando de todo o coração não cometê-lo mais, me refiro a não sofrer tanto com cobranças que nem Deus nos faz. Querer ser santo, ainda que seja objetivo espiritual, por causa de cobrança humana, nossa e dos outros, pode ser, não para agradar a Deus, mas a um ídolo.
      Se você já entendeu pelo Espírito Santo que precisa amar a todos, ter paciência com todos, não se irar com ninguém e não ter inveja de ninguém, mas percebe que em certas situações e com certas pessoas você perde o controle e não consegue ser tão bom quanto você sabe que precisa ser, limite os lugares e os eventos que frequenta. Você não tem que salvar o mundo, mas apenas um grupo pequeno de pessoas, se souber se colocar no lugar certo e na hora certa, com humildade e com temor a Deus. 
      Coloque tua vida no eixo, seja fiel com alianças, com cônjuge, com patrões e clientes, isso é santidade, não se perca nos apetites do corpo, eles não te satisfarão no final. Depois entregue tua vida e de tua família nas mãos de Deus, peça provisão material, mas que todos temam antes de tudo ao Senhor. Então, não se importe com o mundo, não seja ganancioso ou vaidoso, melhor o pouco com Deus que o muito longe dele. Faça cada vez mais firme tua vocação de salvo por Jesus, cidadão do céu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário