terça-feira, março 28, 2023

Se fizer certo será aceito (1/4)

      “Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito?Gênesis 4.5-7a 

      Quando lemos o texto bíblico abaixo (no final desta reflexão), não nos lembrando da história toda, até a primeira parte do versículo cinco podemos não entender a avaliação de Deus, acharmos mesmo que o Senhor tenha sido injusto. Existem algumas interpretações de porque o sacrifício de Abel agradou a Deus e o de Caim não, mas pelo início do capítulo quatro de Gênesis entendemos que ambos se esforçavam em seus ofícios, ambos separaram partes legítimas para ofertarem a Deus. Sim, eles tinham atividades profissionais distintas, Abel trabalhava com animais e Caim com vegetais (como agricultor ou como coletor?), mas como Abel deveria pastorear bem as ovelhas, da mesma forma Caim administrava a terra, não podemos fazer pelo texto interpretação diferente. 
      Essa é a interpretação inicial e humana, que podemos fazer não só dessa tragédia familiar bíblica, como também de vidas de outros homens, próximos a nós hoje, e como temos a tendência de sermos injustos com Deus, defendendo os homens. Mas eu penso que Deus permitiu que a passagem fosse registrada assim para que a ênfase do ensino ficasse clara, a diferença não estava nas coisas materiais, nem no fato de um oferecer o primogênito de suas ovelhas e o outro do fruto da terra. Que culpa tem alguém de ter atividade diferente? Ainda que na religião israelita sacrifício de sangue seja substituto por pecados melhor que oferta de vegetais, ainda que criar uma ovelha empregue mais trabalho que colher frutos da natureza.
      Não penso que o que levou Deus a avaliar diferentemente a oferta de Caim tenha sido isso, o problema era mais profundo, subjetivo, pessoal, interior, tinha a ver com o coração de Caim, esse era diferente do coração de Abel. Ainda que Caim tivesse oferecido oferta errada, se houvesse nele algum temor a Deus, alguma humildade, ele teria recebido a desaprovação do Senhor e reagido corretamente. Ainda que triste a princípio, depois buscando a Deus e perguntando no que poderia melhorar sua oferta para que o Senhor a aprovasse. Mas pergunto: Caim ficou arrasado porque Deus não gostou do que ele ofertou ou porque Deus gostou do que Abel, seu irmão, ofertou? Talvez o problema de Caim tenha sido só inveja.
      A resposta de Deus é emblemática, entendê-la é compreender como o Espírito Santo fala com todos nós até hoje, “se bem fizeres, não é certo que serás aceito?”. Deus não complica, não condena, só ensina, mostra causa e efeito, aja certo e será aprovado, faça isso e resolva a situação, basta que seja humilde, reconheça onde errou e não erre mais. Mas o problema de Caim não era Deus, e que terrível é o ser humano estar nessa condição, de não se importar com o que Deus diz, quando isso ocorre cai-se na idolatria, coloca-se o homem acima de Deus, foi o que Caim fez. Era mais importante para ele ser melhor que o irmão, talvez para chamar a atenção dos pais que ele poderia achar que davam mais importância a Abel que a ele. 
      Caim não se resolveu com Deus e o mal o dominou, inveja tornou-se homicídio, matando o próprio irmão, eis a terrível escalada de pecado não resolvido, o primeiro assassinato registrado na Bíblia, e justamente de irmão contra irmão. Como em outras vezes eu faço um questionamento: por que Deus permitiu que esse crime estive aí, no quarto capítulo do primeiro livro da Bíblia, com o homem ainda tão próximo ao jardim do Éden e a Deus? Pela tradição judaica-cristã, sob os textos bíblicos, podemos nos acostumar a interpretar pecado original como uma exceção, como algo que não devia ter acontecido, e que só foi totalmente resolvido com vida e morte do Cristo no mundo. Mas será que foi isso, só um acidente? 
      Penso que não, o homem é colocado no planeta para ser testado e reprovado, só isso revela ao ser humano a verdade sobre ele, alguém que tem que sofrer e fazer sofrer muito para se pôr a caminho para a região espiritual mais elevada do Altíssimo. Depois de Adão e Eva, na primeira prova que o homem teve, e justamente convivendo com um irmão de sangue, o ser humano é reprovado. O homem só é confrontado consigo mesmo quando vive em sociedade, são os outros que trazem à tona nosso pior e nosso melhor. Se Caim vivesse sozinho não teria quem invejar, mas Deus pôs Abel com ele, com habilidades profissionais opostas as dele, mas talvez com outras características diferentes, que a Bíblia não cita, isso para testá-lo.

—————#—————

      “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um homem. E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 
      E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
Gênesis 4.1-10
 
Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário