sexta-feira, março 17, 2023

Temos amor suficiente?

      “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.” “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.” 
Colossenses 3.20-21, 23-25

      Muitos de nós pensam assim, “sou deste jeito porque não fui amado o suficiente”, a primeira coisa que precisa ser dita é: isso é verdade. Apesar de falta de amor verdadeiro ser parte da razão de muitos serem o que são, muitos experimentaram isso de maneira extremada, indiferença e mesmo violência, se não física, emocional, de quem deveria amar de maneira necessária. Muitos que criam crianças e jovens, pais, tios, avós e outros, de fato exageram em não amar, ainda que muitos por razões legítimas, podem não dar porque também não receberam, ou porque não têm tempo, estão mais ocupados em pôr comida em casa. 
      Mas mesmo os que receberam criações mais normais, digamos assim, experimentaram amor verdadeiro insuficiente, e mesmo que tenham recebido o suficiente, lá no fundo acham que não foi amor do jeito que realmente necessitavam. Contudo, quem recebe também pode ser injusto com quem dá, ainda que onde se planta laranja se colhe laranja, não limão, assim bons pais produzem bons filhos, não perfeitos, mas o suficiente para serem pessoas gratas e bem resolvidas. Pode ser difícil de ler isso no mundo atual, mas a trajetória espiritual da humanidade é em direção à luz, não às trevas, portanto a um amor igual para todos e de todos.
      Quem não teve bons pais pode quebrar o loop, com humildade e superação emocional, e se tornar um pai bom, essa é a revolução que a humanidade mais precisa, quebra do loop da injustiça. Isso o evangelho ensina há quase dois mil anos, abençoar os que amaldiçoam, não devolver o mal que se recebeu. O que pensa um Deus, que conforme o cristianismo é amor, sobre tanta falta de amor com que muitos têm que viver, e quando crianças sem merecerem? Bem, Deus tem um propósito nisso, e ao que parece, para ele um propósito mais interessante, que se o homem fosse amado do jeito que esse acha que precisaria ser. 
      Não viemos a este mundo para sermos felizes, mas para permanecermos em paz mesmo sofrendo, não viemos a este mundo para fazermos amigos, mas para desfazermos inimizades, não viemos a este mundo para sermos amados, mas para amarmos. Desculpe-me se essas afirmações são duras, mas o quanto antes as aceitarmos do jeito certo, antes poderemos ser felizes, acharmos amigos, amarmos e termos a paz que permanece para sempre. Se fôssemos amados como queremos não evoluiríamos, o ser humano sempre tende a se acomodar a zonas de conforto, ele só se move para frente empurrado por imprevisibilidades. 
      Devemos trabalhar para termos vidas estáveis para nós e nossas famílias, materialmente e afetivamente, mas não devemos nos desesperar quando imprevistos ocorrem. A vida sempre nos surpreenderá, Deus a faz funcionar assim, e isso até o final de nossas trajetórias aqui, ninguém se iluda. Dessa forma não dependa que tudo esteja resolvido, que você seja amado como deseja, que os outros te honrem, para ser alguém útil nas mãos de Deus para melhorar a sociedade, e foi dito sociedade, não igrejas. Deus nos chama para mudar pelo menos uma parte do mundo, não grêmios religiosos privados que existem em igrejas. 
      De minha parte posso dar meu testemunho como filho e como pai, com sessenta e dois anos sou de uma geração quando pais eram presentes, mães ainda mais, mas havia muita cobrança e pouco elogio. Já passei do tempo de colocar a culpa por meus problemas na criação que recebi, hoje sei que meus pais me deram mais que receberam, mas devo admitir que levei muitos anos para resolver isso em minha alma, carreguei rancor por muito tempo. Mas crescer em Deus nos dá libertações, e a primeira delas é amar os pais e assumir que com o tempo podemos cometer erros piores que os que eles cometeram nos criando.
      O principal foi entender que devia e podia criar minhas filhas diferentemente, e consegui. Não, fui e sou um pai imperfeito, mas nunca cometi violência contra minhas filhas, e desde que elas eram pequenas eu aprendi a pedir perdão a elas quando me excedia. Hoje elas são seres humanos mais normais que eu fui, têm suas idiossincrasias, seu defeitos, mas não são medrosas como eu era, têm opinião sobre as coisas, opiniões equilibradas e atuais, não têm medo de declará-las, mas principalmente, na prática são bons seres humanos, trabalhadoras, estudiosas, não dadas à superficialidade do mundo, com bom caráter moral. 
      Se amigas próximas a minhas filhas, lhes perguntarem se foram amadas por seus pais como elas queriam ser, se elas forem honestas dirão que não foram, não me engano sobre isso. Mas penso que a falta que elas tiveram foi menos traumática que a minha, assim como a minha foi menos traumática que a falta que meus pais tiveram. Creio que minha família tem quebrado loops de injustiça, principalmente porque todos conhecem a Jesus como salvador e têm Deus como amigo. Na eternidade haverá uma consonância espiritual entre gerações, avós, pais, filhos e netos, para a glória de Deus, todos na luz mais alta, eu creio. 
      Deus nos ama como precisamos! Se soubermos disso teremos amor suficiente para convivermos com as injustiças do mundo e com seres humanos como nós, também aprendendo a superar as trevas e seguirem para a luz. Muitos sofrem porque vivem exigindo de homens aquilo que eles não podem lhes dar, e isso ainda que se digam cristãos. Enquanto o amor de Deus não nos bastar, não amadureceremos, seremos crianças carentes, amargas e vingativas. A verdade é que devemos aprender a fazer uma aliança e a darmos prioridade a ela, nossa amizade com Deus, ainda que sendo bons cidadãos na sociedade e na família. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário