segunda-feira, março 13, 2023

O céu vencerá o inferno

      “Invoquei o Senhor na angústia; o Senhor me ouviu, e me tirou para um lugar largo. O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam. É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes. Todas as nações me cercaram, mas no nome do Senhor as despedaçarei.Salmos 118.5-10

      Já disse isso aqui e repetirei tantas vezes quantas o Espírito Santo me pedir: nosso inimigo não é o homem, ainda que esse possa se opor a nós, nosso inimigo é o nosso medo, e quando esse existe nem precisa o homem se opor, basta que haja insegurança em nossos corações. O salmista, existindo num tempo de guerras como modo de vida, até deveria e podia pedir a Deus que destruísse seus inimigos humanos e externos. Deus, contudo, permitiu que textos bíblicos como o acima ficassem na Bíblia como simbolismos, aliás, a Bíblia é na maior parte do tempo só metáforas de situações emocionais e espirituais, não regras para serem interpretadas ao pé da letra.
      Quem não se sente assim tantas vezes, amedrontado, preso, limitado a um buraco escuro, quente e mal arejado? Ainda que não esteja necessariamente e fisicamente em um lugar claustrofóbico e cercado por pessoas que o deixam desconfortáveis? E acredite, quando isso ocorre uma situação emocional interior em nós acha simpatia com espíritos malignos externos, o que faz com que nossa percepção de opressão se potencialize. Assim, podemos orar a Deus para que nos livre de nossos inimigos, mas não necessariamente homens no mundo, mas pensamentos, emoções e demônios em nossas mentes. Como já dissemos aqui, a existência é essencialmente mental. 
      Depois disso podemos entregar nas mãos de Deus todos os que sentimos que nos oprimem de alguma maneira, mas sempre com a visão do novo testamento, não com a do antigo. Nessa visão Deus ama igualmente todos os homens, mesmo os que se colocam como nossos inimigos, e quer abençoar a todos. Deus não destrói suas criaturas, nenhuma delas, mesmo a mais perversa, mas pode nos proteger de suas intenções e ações ruins. Deus sempre espera o arrependimento, de todos, por outro lado muitas vezes nosso juízo que coloca alguns como inimigos pode ser enganoso, ainda que Deus nos ouça e nos livre de toda a nossa situação mental de opressão. 
      Mas faça a coisa nessa ordem: peça libertação do medo, entregue possíveis inimigos nas mãos de Deus e depois tome posse de perdão e de amor por todos. A verdade espiritual mais profunda, e que muitos cristãos não entendem, é que o que vence as trevas e o mal é a luz e o amor. Deus não aniquila opositores, mas atrai-os para ele para que se tornem seus amigos, a intenção realmente espiritual da luz mais alta não diminui exércitos inimigos, mas aumenta o seu exército, anexando inimigos transformados como correligionários. No final só haverá um exército, de amigos de Deus caminhando para sua luz mais alta, eis o mistério, o céu vencerá o inferno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário