domingo, março 19, 2023

Davi, Saul ou Samuel? (2/2)

      “E disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei. Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.
      “Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.
      “Foram-se os três filhos mais velhos de Jessé, e seguiram a Saul à guerra; e eram os nomes de seus três filhos, que se foram à guerra, Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama. E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul.

I Samuel 3.11-13, 9.2, 17.13-14

      Se Davi é exemplo de homem com chamada certa, desempenhando-a do jeito certo (I Samuel 13.13-14), Saul é exemplo do homem com a chamada certa, mas desempenhando-a do jeito errado. Já Samuel é exemplo do homem com chamada certa, que queria desempenha-la do jeito certo, mas que teve que abrir mão dela por ordem de Deus e por causa da imaturidade dos homens. Se Davi representa o homem vitorioso em Deus da antiga aliança, Samuel representa o homem vitorioso em Deus da nova aliança, que perde para ganhar, que se sacrifica para que o homem aprenda uma lição e faça a coisa certa.
      Muitos são na verdade Saul, querendo e achando serem Davi, quando Deus de fato quer que eles sejam como o juiz e profeta Samuel. Querem os talentos, a fama, a realeza de Davi, mas não são conforme o coração de Deus, são só homens vaidosos, despreparados porque querem fazer as coisas do seu jeito, confiam em si, não no Senhor. Se nem Jesus foi chamado para ser um novo Davi, por que Deus chamaria a homens muito menos preparados que o Cristo para essa posição? Deus nos chama para sermos como Samuel, nem grandes, nem pequenos, só com ouvidos sensíveis e bocas obedientes. 
      Muitas vezes, verificando a perseguição que Saul fez a Davi, a vida marginal que o escolhido do Senhor teve que levar enquanto aguardava o tempo de Deus para que o rebelde fosse retirado de sua posição, achamos que foi difícil a prova de Davi. De fato foi, e ninguém se engane, muitas vezes temos que aguardar muito tempo até que Saul seja tratado para recebermos nossa bênção de Davi. Deus não condena ninguém apressadamente, sempre espera que todos se arrependam. Contudo, a prova de Samuel foi mais difícil, ainda que obedecesse a Deus, perdeu um direito que nunca mais foi restabelecido. 
      Pelo evangelho de Cristo Deus nos chama para uma visão superior de vida, não é tão pequena, material e até simples como a ótica do antigo testamento, onde ímpio era disciplinado e justo era honrado. A maneira como Deus quer nos tratar, e ele quer porque é o melhor para nós e estamos preparados para isso hoje, é a de Samuel, esse tinha uma missão e teve que abrir mão de uma interpretação rasa dela. A missão de Samuel era ser juiz ou ser profeta, ser um líder político ou ouvidos sensíveis e boca obediente de Deus? Deus nada faz pela metade, Samuel cumpriu sua missão, com certeza.
      Muitos não querem desempenhar suas chamadas porque elas não lhes conferem aprovação popular. Se Davi e Saul como líderes políticos deviam ser homens carismáticas e bons oradores, ainda que fossem diferentes, Saul fisicamente mais bem aparentado e Davi menor, Samuel não devia ser alguém amado por todos, profetas realmente de Deus nunca são, eles dizem o que as pessoas não querem ouvir. Ser útil é ser feliz com o que realmente se é, aceitando isso com humildade em Deus e confiando na glória que Deus dá, não na glória dos homens, “eu não recebo glória dos homens” (João 5.41). 
      Não é fácil administrar a glória de homens, os que não estão preparados para isso podem se perder na vaidade e no egocentrismo. Para isso pode ser preciso uma chamada de Deus ainda na infância, que prepara o homem por anos para obedecer o Senhor, enfrentando do jeito certo oposição e perseguição humanas. Saul e Davi foram chamados na juventude, mas Samuel foi chamado na infância, ele foi ensinado e aprendeu a fazer a vontade de Deus. Davi também teve o devido preparo, todos que Deus chama ele prepara, mas Davi e Samuel eram homens diferentes, com chamadas diferentes. 

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário