segunda-feira, março 27, 2023

Tempo: amigo ou inimigo?

      “Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força.Salmos 71.9

      Eis a obra do ser no mundo, vencer o tempo e os efeitos que ele impõe ao corpo. Sim, há uma oposição intrínseca na existência de corpo e alma juntos, mas com a qual Deus, criador e elevador de todos os seres, conta. “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo, as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará” (Salmos 1.3), ainda assim é possível dar frutos no tempo, virtudes que agregam ao espírito as glórias do habitante do céu, a melhor eternidade de Deus. 
      Muitos não entendem o propósito de seus tempos no mundo, e muitos em igrejas e seguindo a Bíblia usam fé e religião só para seus desígnios, não para serem aprovados por Deus. Viemos ao mundo para sofrer? Sim, é isso, ainda que o sofrimento útil não seja efeito de covardia e passividade. Ao contrário, é preciso força e coragem para sofrer do jeito certo, que administra tempo em comunhão íntima com Deus. O importante é aceitarmos que apesar de parecer longa, a vida passa depressa, logo voltamos à eternidade. 
      Mas cuidado, não pense que só a fé pode levá-lo ao céu, e muitos em igrejas evangélicas e católicas estão assim, acomodados a liturgias, rituais e dogmas. Se não houver trabalho persistente no mundo, que faz morrer a carne e viver o espírito, na eternidade será pior. Apetites do corpo, vaidades, sensualidades, ódios e invejas, persistirão e de uma maneira terrível, pois serão sentidos, mas não poderão ser satisfeitos, visto que haverá espírito sem corpo. O tormento vindo dessa situação é o que podemos chamar de inferno. 
      Contudo, os que aprenderam a mortificar as obras da carne no mundo material, ainda que em lutas, já provaram o céu no plano físico, pois olharam para o alto, para Deus, e se colocaram em movimento para ele. Persistamos em nossa luta contra o tempo que enfraquece nossos corpos, e é bom que seja assim, nos traz à realidade, que é a eternidade, não a ilusão do mundo. Quem ama a Deus, de todo o coração e quer conhecê-lo e agradá-lo não é ímpio, mas amado do Senhor e sempre achará a paz que permanece. 
      “Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar, até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão” (Salmos 32.6). Dos que temem a Deus o tempo é amigo, retarda efeitos de causas ruins (punições do universo ou infernos) e adianta efeitos de causas boas (recompensas ou o céu). Já os que só confiam em si mesmos e lutam por glória humana no mundo, estarão sempre correndo atrás do tempo, nunca encontrando-o, sempre insatisfeitos, culpando os outros pela insensatez de seus corações.
      “Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão” (Salmos 34.1-2). Uma arma contra o tempo é louvar a Deus sempre, isso ocupa nossas energias, não com ansiedades, vícios e culpas, mas com adoração que nos coloca em comunhão espiritual com o Deus Altíssimo. Nessa conexão somos fortalecidos, vemos a existência de cima, onde não há tempo, e conquistamos humildade e mansidão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário