quinta-feira, março 30, 2023

Origem de uma religião (3/4)

      “E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor.Gênesis 4.25-26

      A afirmação de Moisés no final do versículo vinte e seis do capítulo quatro de Gênesis é intrigante: se começou a invocar o nome do Senhor. Mas como assim, antes isso não era feito? A Bíblia não deixa claro o que significa essa informação, assim o que podemos fazer são suposições. Penso que com “invocar” o escritor se refere a uma busca de Deus de maneira mais formal, isso pode ser o registo do surgimento de uma religião, no sentido de se estabelecer um contato com o divino de forma institucional. Pelo time (leia como tempo em inglês) da narrativa bíblica, o período que se passou entre a criação do primeiro casal, o nascimento dos dois primeiros irmãos, o assassinato de Abel, o exílio de Caim, o nascimento de Sete e a vida de Enos, nos parece rápido e ininterrupto, uma pessoa sendo diretamente conectada a outra. 
      Se foi mesmo assim não podemos afirmar, na verdade, e aqui vai uma grande conjectura, nem sabemos se a “história” relatada nos quatro primeiros capítulos de Gênesis se refere à humanidade em todo o planeta Terra, ou apenas a um povo específico, o israelita ou judeu, em uma região no Golfo Pérsico. A favor dessa possibilidade podemos argumentar com a pergunta clássica: como o homem se multiplicou existindo só Caim, Abel e Sete? O mais sábio e para mim o que o Espírito Santo orienta, é entendermos que os personagens selecionados e relatados por Moisés têm o propósito de nos ensinar lições que para Deus são relevantes aprendermos, assim busquemos entender esse propósito divino, e não usar os textos de Gênesis como informações históricas e científicas. Isso não é pecado, meus caros evangélicos. 
      Existe um princípio no estudo científico da história, o texto muitas vezes pode revelar muito mais sobre o escritor e seu tempo, que sobre os fatos, os personagens e os tempos desses no texto. Gênesis pode nos dizer muito sobre Moisés, dito autor do livro, sobre suas relevâncias e propósitos ao ter escrito o livro, assim como boa parte do Pentateuco. Moisés construiu não só a religião e o estado de Israel antigo, quando libertou a nação do Egito e recebeu a Lei de Deus, como também estabeleceu a base cultural dos judeus, e fez isso de uma maneira moderna e eficiente, registrando em textos a criação de Adão e Eva, a seleção de Noé e seus filhos, a chamada de Abraão, até a transformação dos filhos de Jacó em famílias e finalmente numa nação. Se Moisés tinha propósito, Deus ainda mais com a visão de mundo de Moisés. 
     Por isso, ainda que levado como escravo, migrando de um país para outro, vivendo em várias regiões do mundo durante milênios, o povo judeu manteve, não só sua saúde física, visto que a Torá também dá orientações sobre higiene e saúde, mas também sua integridade cultural. Pode-se matar pessoas, mesmo milhões delas, mas não se extermina uma ideia, a “ideia Israel” está bem definida nos textos de Moisés e em outros textos israelitas. Podemos dizer, que mais até que Abraão ou Davi, Moisés é o criador do povo judeu, e é sobre essa cultura que o cristianismo de Jesus, Paulo e João evangelista, foi construído, dando origem depois ao catolicismo e ao protestantismo. Cristãos são muito mais membros de seitas judaicas que outra coisa, retire a história e a religião do povo judeu deles e não haverá cristianismo institucional. 
      Usei o termo institucional referindo-me ao cristianismo como religião desenvolvida neste mundo, já o verdadeiro cristianismo, que está no coração de Deus, no centro de sua vontade, dele podemos retirar muita coisa que não fará diferença. O que deve ficar? Jesus, sua vida e morte como homem e sua existência eterna como Deus. A Bíblia é maravilhosa, aprendo com ela todos os dias, mas como sempre digo, entendemos sua melhor relevância quando a lemos com inteligência científica e unção genuína do Espírito Santo, uma leitura assim nos direcionará a Cristo. Qual o objetivo de Moisés registrando a declaração “então se começou a invocar o nome do Senhor”? Informar a origem de sua religião, aquela que se concretizaria com as leis, os mandamentos e os protocolos de festas e sacrifícios e ofertas oferecidos num templo. 
      Algo precisa ser dito sobre religiões institucionalizadas neste mundo, elas só nascem quando a origem espiritual pura que veio do outro mundo morre. Até Sete o ser humano buscava a Deus? Sim, buscava, mas de uma maneira mais direta, informal, pura, vide a oferta aprovada por Deus de Abel. O homem ainda tinha viva, de alguma forma, o contato original com Deus que Adão e Eva fizeram, assim não precisava de rituais e regras. Quando o Espírito Santo esfria porque os homens se desviam em algum nível, é preciso criar ritos e liturgias para “encenar” (ritualizar) procedimentos que não podem mais ser exercidos de maneira mais viva e livre. O melhor exemplo disso é o catolicismo, ele não é uma evolução do cristianismo, mas uma seita que surgiu desse, uma visão de homens desviados de uma revelação espiritual direta de Deus, o verdadeiro Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário