quinta-feira, março 09, 2023

O cristianismo que não me representa (1/2)

      “Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.I Tessalonicenses 1.5

      Muito do que se autodenomina cristianismo evangélico, que se diz baseado na tradição protestante e na Bíblia, não me representa, assim não tenho receio de dizer que não concordo com muitas coisas que cristãos e pastores dizem sobre o cristianismo. Por assumir isso muitos podem me ver como um desviado, mesmo como um herege, e isso não é verdade, desviados e hereges sob o ponto de vista de desviados e hereges não são desviados e hereges. Quem, então, é desviado e herege, eu ou os que se opõem aos meus pontos de vista? Os frutos bons que permanecem no tempo até o juízo na eternidade responderão a isso. 
      Longe de mim, mas muito longe mesmo, me comparar a um por cento do que foi o apóstolo Paulo, assim usar o texto bíblico inicial para me justificar nesta reflexão é totalmente inapropriado. Contudo, posso dizer que mesmo numa proporção muitíssimo menor, tenho provado uma experiência com Deus não só de palavras, mas de prática. Nem o escritor mais prolixo e talentoso, ou o maluco mais fora da casinha, teria tantas palavras para inventar como as que são postadas nesta página, e creiam, no momento de vida que estou, nem tenho mais energia artística para isso, só tenho a amizade de Deus para me alimentar. 
      Diz-se que anonimato dá coragem a medíocres, assim pode-se dizer qualquer coisa na internet, não discordo disso, e como isso tem sido usado principalmente para disseminar atualmente fake news e teorias conspiratórias. Mas creiam, não é o meu caso, púlpito virtual é ferramenta que veio para ficar, que pode ser usado com inteligência por muitos, mas que pode ser ainda mais útil para outros, com algumas limitações. Para mim é bênção de Deus que se adequa aos meus limites como escritor de sua palavra, mas também é bênção para o leitor que está longe e só tem acesso à palavra que está preparado para ouvir pela internet. 
      Oro muito pelo que escrevo aqui, e recebo aprovação de Deus pelo que posto com paz, vitória sobre o pecado e uma vida prática, minha e de minha família, de vitórias na realidade do mundo. Dito isso posso afirmar que o cristianismo de muitos não me representa, porque Deus tem dito a mim coisas diferentes que muitos dizem acreditar que Deus lhes diz. Nesse ponto algo importante e que muitos não entendem precisa ser dito: Deus não me ama mais que àqueles que pensam diferentemente de mim, esses recebem respostas de Deus tanto quanto eu, mas Deus pode dizer coisas diferentes a pessoas diferentes, eis um mistério. 
      Muitos podem falar: “você diz que Deus te falou uma coisa, mas eu busquei a Deus e ele me falou outra coisa, o que ele me disse bate com a Bíblia, o que você diz não bate”. Essa situação pode ocorrer por dois motivos: ou alguém está mentindo, dizendo que ouviu Deus falar quando não ouviu, ou alguém está num nível de escolaridade espiritual diferente. Deus fala com todos, mas não diz coisas profundas a quem não está preparado para entender, dizer seria mais prejudicar que beneficiar. Quando um diálogo chega nesse ponto, que revela um entendimento até lúcido, a conversa deve encerrar-se pelo que tem mais escolaridade.
      Ser espiritual é saber silenciar-se, Jesus homem fez isso muitas vezes. O Espírito Santo também faz isso hoje, com muitos que o buscam e que ainda que queiram saber certas coisas, não estão preparados para saber. Dessa forma quando alguém diz algo, que sabemos que é só a ponta do iceberg, mas que vemos que é sincero, não devemos humilhar ou escandalizar tal pessoa, só nos calar e respeitar, com temor a Deus e humildade. Como sabemos se muitos não são elegantes assim conosco, enquanto ingenuamente achamos que somos mais espirituais que eles, só dissemos a última palavra porque eles humildemente se calaram? 
      O cristianismo de muitos não me representa, e não estou dizendo com isso que as crenças desses não sejam sinceras, nem que Deus não cuide deles, só digo que fui além da superfície. Se você que me lê discorda de mim, não leia mais este espaço, siga na tua fé sincera, mas aconselho a manter a mente aberta e sempre orar a Deus para que te abra os olhos espirituais, caso eles não estejam abertos. Contudo, se o que você lê aqui te fala de alguma forma, e você nem precisa concordar com tudo, mas se te toca de algum jeito, busque mais a Deus, sem medo, peça que ele te mostre a verdade, ainda que contrarie algo que você crê hoje.

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário