segunda-feira, março 06, 2023

Democracia é possível?

      “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundoMateus 25.31-34

      “Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.Fonte

      Exalta-se a democracia, como um sistema justo para dar oportunidade de estabelecimento de liderança da sociedade, todos podem escolher e serem escolhidos, assim como aprovar ou não depois o que é decidido pelos escolhidos. Mas será que o mundo está preparado para a democracia? A democracia pode de fato fazer um mundo melhor? As respostas são não e não. Não está preparado pois Deus dá livre arbítrio moral a todos os seres humanos, assim cada um pode fazer uma escolha certa ou uma escolha errada. Se a maioria fizer a escolha errada, por um político corrupto e mal intencionado, a democracia terá que respeitar isso e receber os frutos amargos dessa escolha na maneira como esse político administrará a sociedade.
      Conclusão: não pode haver justiça e paz no mundo, não em sua totalidade e em todo o tempo. Quem mais deveria entender isso são cristãos, que usam ensinos bíblicos como normas para suas existências, aqui e na eternidade, por isso não deveriam se envolver como cristãos em política, mas só como cidadãos. Apoiar candidato porque se diz cristão, até pode, mas desejar que esse imponha princípios cristãos na sociedade é se opor aos não cristãos, é fazer a mesma coisa que fazem muitos não cristãos quando eleitos. Apesar da democracia dar liberdade à maioria de fazer escolhas políticas, eleitos não trabalham pela maioria, mas por todos, mesmo por quem não votou nele, eis outra faceta da democracia que muitos não aceitam. 
      Se não fosse assim democracia não seria democracia, mas autoritarismo de maioria contra minorias. Existe uma solução, respeito dos que ganham com os que perdem, e humildade dos que perdem com os que ganham, se há isso o homem entende a razão principal dele existir num mundo tão desigual. Quando todos são iguais, pensam do mesmo jeito, preconceitos e opressões ficam escondidos, entre amigos ninguém precisa ser melhor, todos são semelhantes, é quando temos que conviver com gente que pensa diferentemente da gente que temos que ser respeitosos e humildes. O propósito maior de Deus é aperfeiçoar o melhor em nós à medida que convivemos com diferenças, não há outro jeito de crescermos. 
      Cristãos que querem construir o céu na Terra, que desejam estabelecer o reino de Deus no mundo, colocando cristãos em posições políticas, não entendem o objetivo principal que Deus tem fazendo com que eles passem pelo plano físico. A vitória é ser luz nas trevas, não impor a luz sobre as trevas, a luz só será totalmente vencedora no plano espiritual e isso no “final dos tempos”, entendam como entenderem muitos o que seja “final dos tempos”. Aqui cabe-nos, repito, com respeito ao livre arbítrio e humildade com as diferenças, sendo maioria ou sendo minoria, darmos um testemunho pessoal de Deus, somos fortes como indivíduos que agradam a Deus, não necessariamente como instituição com posicionamento político. 
      “A democracia é o pior dos regimes políticos, mas não há nenhum sistema melhor que ela”, outros traduzem, “a democracia é a pior forma de governo, à exceção de todas as demais”, frase atribuída ao estadista britânico Winston Churchill. De fato democracia é o melhor jeito de se estabelecer justiça num mundo injusto. Entende isso quem tem humildade espiritual para ver a vida na Terra como ela realmente é, sem utopias ou ceticismos. Mas a verdade mais profunda é que o sistema perfeito para administrar os seres humanos, seja no mundo fisico, seja na eternidade, foi ensinado pelo evangelho de Jesus, chama-se amor. “O amor não faz mal ao próximo” (Romanos 13.10a), se pensarmos assim democracia talvez seja viável. 
      O texto bíblico inicial fala de uma divisão que haverá no juízo no plano espiritual, escolhas diferentes aqui conduzirão a finais diferentes lá. Tentar impor o cristianismo no mundo por ferramentas políticas é ir contra essa verdade, e pior, achar que o cristianismo é melhor e por isso deve prevalecer para dirigir a sociedade, na moral, na família, na educação, na saúde, na economia, é violentar a escolha diferente de tantos que não querem seguir o cristianismo das igrejas evangélicas, protestantes e católica, é tentar fazer um julgamento antes do tempo no lugar de Deus. Não tenho dúvida que Jesus é o melhor caminho para Deus, mas o cristianismo do mundo já demonstrou que não é, discordar disso é ser autoritário, não democrata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário