segunda-feira, maio 06, 2024

As pessoas são complicadas

      “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.Eclesiastes 7.8

      As pessoas, eu, você, todas elas, são complicadas, se não fossem, problemas que são simples (ou parecem simples) seriam resolvidos mais rapidamente. É preciso paciência em amor, e paciência em amor não só acompanha e convive com calma, mas deseja e espera a melhora, ainda que num futuro muitas vezes não tão próximo. Para ter essa paciência, sem se cansar ou desistir no meio do caminho, é preciso conexão viva com Deus, que recebe dele forças para caminhar muitas vezes numa distância educada e respeitosa de alguns, mas ainda assim de forma afetuosa e humilde, iluminando o caminho desses com oração discreta e desprovida de vaidade ou pressa. As pessoas são complicadas, aceitemos isso e sejamos pacientes. 
      Pensamos, “esse problema eu já passei e superei, fui alguém assim e não sou mais, por que essa pessoa não supera?”. Pensa se alguém tivesse exigido mudança rápida de você no passado, quando você ainda não entendia e não vivia certas coisas, adiantaria alguma coisa a exigência, a pressa? Com que olhos você teria visto o “pitaco” que alguém queria dar em tua vida? Hoje você entende porque o tempo passou e você mudou, mas assim como você precisou de tempo os outros também precisam, e o tempo de cada pessoa é diferente. Amar as pessoas apesar de suas complicações, é entender que Deus trabalha no tempo específico de cada ser, é olhar o ser humano com os olhos do pai, o mesmo olhar paciente que olha para você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário