quinta-feira, maio 02, 2024

Não seja para ter, só seja

      “Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.Salmos 37.7

      Como temos a tendência de fazer trocas, e queremos fazer negócios até com Deus. Muitas vezes não queremos ser melhores, mais santos, mais cristãos, porque isso é bom, mas para acumularmos créditos com Deus e termos o direito de ganhar dele algo, não algo espiritual, mas material. Não que não haja utilidade e boa nisso, nem que Deus não nos abençoe nessa disposição. O amor de pai do Senhor cuida de nós apesar da infantilidade com que tratamos tantos assuntos, se não fosse assim poucos teriam direito à sua atenção. O problema em fazer trocas com Deus é que isso não permite-nos ter paz duradoura, estamos em constante ansiedade e quando conseguimos o que queremos paramos de vigiar moralmente e não crescemos.
      Amadurecemos espiritualmente quando entendemos que temos que estar limpos e pacientes, amando e santificando-nos, não para sermos valorizados pelo pai e recebermos dele coisas, mas só para estarmos em paz, conosco, com as pessoas, com o universo, com Deus. Praticar virtudes é fim em si mesmo, para a eternidade não levaremos o que recebemos por sermos obedientes, mas a própria obediência. Quem é não guarda culpa pelo que passou, nem tem expectativas pelo que virá, ainda que trabalhe muito para ser melhor para o próximo e útil para Deus. Não seja para ter, só seja, e siga assim, em paz, nisso há forças para vencermos o mundo, nisso há luz para testemunharmos Deus, e nisso Deus nos sustenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário