domingo, maio 05, 2024

O que você procura, procura você

      “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” I João 4.19

      Você já percebeu como algumas coisas achamos com facilidade, e outras, ainda que as procuremos muito, não achamos? O que você procura, procura você. Existe uma interação, numa estrada de duas mãos, onde movimentos contrários sincronizam-se, unindo o ser humano no mundo material ao plano espiritual. Isso revela algo dinâmico dentro de nós, algo que na verdade nem precisa de muita força nossa para existir, algo que define nossa identidade espiritual e consequentemente moral. Se buscamos a Deus é porque ele nos buscou primeiro, mas quem estuda o mal, é estudado pelo mal, esse se fecha para Deus. Até podemos mudar a atração do imã que há dentro de nós, de ruim para boa, mas isso depende de esforço nosso. 
      Há tipos diferentes de pessoas no mundo, em níveis morais diferentes. Um tipo parece acomodado, até pode ter valores morais, mas não faz muita questão de aperfeiçoa-los. Nesse tipo há os maus, que não se importarão em desobedecer leis e convenções sociais para obterem seus objetivos, são egoístas e violentos, ainda que em níveis diferentes, e muitos são discreta e educadamente violentos. Pessoas do segundo tipo podem até começar num nível moral, que na prática é até pior que o nível das pessoas do primeiro tipo, mas elas possuem essências espirituais não acomodadas. Querem crescer, serem melhores, terem libertações de vícios e cura de passado, culpas e dores. Cada tipo busca e é buscado por coisas, valores e seres distintos.
      O orgulho leva à vaidade e essa à hipocrisia, assim muitos, ainda que na prática, dentro deles, busquem uma coisa e sejam amigos de um senhor, tentam vender um marketing pessoal oposto, exibir a aparência que buscam outras coisas e são amigos de outro senhor. O orgulho adiciona ao problema “não querer mudar para melhor”, um segundo problema, “vencer a mentira”, sustentada para parecer diante de pares o que não é. O humilde busca a Deus, ainda que tropece, quer o bem, mesmo que ninguém acredite, confia em Deus, e Deus o busca, em todo o tempo, com amor e luz. O humilde acha o melhor da existência porque é isso que tem dentro dele, desde que veio ao mundo, ele terá no final honra, paz e intimidade do Senhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário